Uncategorized

Prefeitura promove roda de conversa sobre doença falciforme

A Prefeitura de João pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Saúde da População Negra, Vitiligo e Pessoas com Albinismo, realizou na manhã desta quarta-feira (28) uma roda de conversa sobre doença falciforme e a assistência ofertada no Sistema Único de Saúde. O momento aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde, em prédio anexo à sede da SMS.

Com o tema ‘Doença Falciforme e Garantias no SUS: Direito à Saúde Integral e Humanizada’, a roda de conversa contou com a participação de profissionais da rede municipal de saúde, que integram a atenção básica, especializada e urgência e emergência, além da sociedade civil organizada e Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com Elvis Costa, diretor do Departamento de Saúde da População Negra, Vitiligo e Pessoas com Albinismo da SMS, o encontro busca sensibilizar sobre a necessidade do cuidado integral e humanizado para esse público.

“Hoje estamos debatendo os direitos e garantias assegurados pelo SUS às pessoas com doença falciforme, promovendo a informação, o empoderamento dos usuários e fortalecimento do cuidado integral. É uma oportunidade também para o diálogo entre usuários e serviços para que cada um escute e compreenda o outro lado e assim possamos melhorar cada vez mais nossa assistência”, destaca Elvis Costa.

Assistência – Em João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde oferece assistência especializada para as pessoas que são acometidas pela doença falciforme. O acompanhamento acontece na Atenção Primária, nas Unidades de Saúde da Família (USFs); na Atenção Especializada, no Centro de Doenças Raras; e na rede hospitalar.

Nas USFs, as equipes de saúde da família realizam os atendimentos de necessidades individuais e coletivas de menor complexidade, como cadastramento, busca ativa, consultas básicas e encaminhamentos para consultas e exames especializados.

Já para o atendimento especializado, a referência é o Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, no bairro dos Bancários, que oferece acompanhamento de hematologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e serviço social, com o objetivo de proporcionar uma assistência integrada ao usuário. Para ser atendido no serviço, o usuário deve ser encaminhado pela sua USF de referência. O atendimento também pode ser realizado, de forma complementar, nas policlínicas municipais e nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS).

Já a rede hospitalar possui dois serviços de referência em hematologia e doença falciforme: o Hospital Municipal Santa Isabel, para os adultos, e o Hospital do Valentina, para o atendimento pediátrico.