O Proteja Minas, iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), segue atuando em Ubá, na Zona da Mata. Implantado em março deste ano, o projeto realiza no próximo sábado (30/8) a ‘Rua de Direitos – Agosto Lilás’, no Bairro Deputado José Pires da Luz, área com histórico de violência doméstica.
A ação faz parte da programação do Agosto Lilás e da Operação Shamar, que busca ampliar o combate à violência contra a mulher no estado. No evento, a comunidade terá acesso a atendimentos intersetoriais, escuta qualificada, orientação sobre direitos, serviços de saúde, orientação jurídica, vacinação, além de atividades culturais, como batalha de rima com temáticas sobre igualdade e respeito, espaço infantil e apresentações artísticas.
Segundo Maressa Gonçalves, coordenadora do Proteja Minas, as ações são fundamentais para promover informação e apoio. “São ações que aseguram que mulheres e meninas tenham acesso ao conhecimento de seus direitos, fortalecendo sua capacidade de romper situações de violência. É um compromisso do Governo de Minas com a proteção das mulheres”, afirma.
No último sábado (23/8), uma edição semelhante foi realizada no bairro São Domingos, também com altos índices de violência doméstica. Durante todo o dia, o programa, com apoio das redes parceiras, ofereceu serviços como corte de cabelo, massagens e orientações jurídicas e sociais.
“Eventos como esses são fundamentais para dar visibilidade ao tema e atuar dentro das comunidades. O Proteja Minas tem sido essencial nesse processo em Ubá”, destaca Dalila Machuco, gestora social do programa no município. De março até julho deste ano, o Proteja Minas já realizou 415 atendimentos, entre acolhimentos individuais, palestras, rodas de conversa, oficinas e grupos de fortalecimento.
Proteja Minas
O programa tem uma ação focada na redução dos índices de violência contra a mulher. O que o diferencia dos demais é sua abordagem. Ele atua não apenas na recepção e acolhimento à vítima de violência, mas também de forma preventiva, atendendo mulheres que estão em possível situação de risco e evitando que potenciais agressores desenvolvam comportamentos violentos.
O secretário da Sejusp-MG, Rogério Greco, destaca o empenho do Governo de Minas em proteger as mulheres da violência. “As iniciativas do Proteja Minas buscam a prevençao, unindo tecnologia, programas sociais e ações integradas. A redução dos feminicídios mostra que estamos no caminho certo, com protocolos claros e resultados concretos. Vamos continuar avançando com firmeza nesse compromisso”, reforça.
Os atendimentos ocorrem tanto de formas individuais, para acolhimento e/ou acompanhamento até o encaminhamento das mulheres para a rede parceira quanto coletivos, com a realização de oficinas, grupos reflexivos para mulheres em situação de violência, rodas de conversa, palestras e fóruns.