Uncategorized

Cras do Cristo recebe Projeto Dentista do Bem para atender crianças e adolescentes

O sorriso de dezenas de crianças e adolescentes vai ganhar um motivo a mais para brilhar. Nesta sexta-feira (22), o projeto Dentista do Bem esteve no Cras do Cristo para realizar uma triagem odontológica com as famílias da comunidade.

A iniciativa é realizada através de uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e busca identificar jovens entre 11 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social que necessitam de tratamento odontológico, conectando-os a dentistas voluntários que irão acompanhá-los gratuitamente até a conclusão dos cuidados necessários.

À frente da ação, está Cleuma Farias, coordenadora do Projeto Dentista do Bem desde 2013. “Nós captamos crianças e adolescentes carentes dentro da faixa etária dos 11 aos 18 anos e fazemos o elo entre aquele que precisa e o dentista voluntário que pode ajudar. Essa triagem é o primeiro passo para que eles possam ser apadrinhados e receber o atendimento. O dentista que ‘adota’ aquele sorriso acompanha até o fim do tratamento e tudo é gratuito, do serviço ao material”, explicou.

O Projeto Dentista do Bem é uma iniciativa da ONG Turma do Bem, considerada a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com mais de 18 mil dentistas atuando no Brasil e em três países da América Latina. A seleção é feita a partir de critérios socioeconômicos e de necessidade clínica, priorizando os casos mais graves e as famílias em maior vulnerabilidade.

Cleuma Farias lembra que, muitas vezes, a realidade encontrada nas triagens revela situações impactantes. “Ano passado, uma criança me disse que só escovava os dentes quando dava, quando a avó liberava a escova e o irmão não estava usando. Era uma escova para três pessoas. É por isso que esse projeto é tão necessário”, relatou emocionada.

Para a coordenadora do Cras Cristo, Denise Barcelos, receber o projeto foi uma oportunidade de transformar realidades. “Conseguimos trazer a ação beneficiando as famílias acompanhadas pelo Cras. Muitas crianças têm dificuldade de acesso ao dentista e até medo. Pensamos em uma forma lúdica de aproximá-las, unindo as políticas públicas de saúde, assistência e educação. Nosso público é um só e, quando trabalhamos juntos, conseguimos ampliar o alcance e o impacto desse cuidado”, destacou.

Entre as participantes da ação estava Maria Gianda, mãe de uma adolescente de 13 anos. Além de fazer o cadastro para que a filha participe da triagem, elas também aproveitaram a oportunidade para participar de uma palestra com dentistas do SUS, da unidade de saúde do bairro, sobre higiene e prevenção.

“Gostei muito da palestra. Foi um reforço sobre coisas que a gente já aprende, desde a escola, como usar o fio dental e a forma correta de escovar os dentes. É importante para que ela também aprenda desde cedo a cuidar da saúde bucal. Adorei estar aqui e ver esse serviço chegar ao Cras, porque beneficia não só a minha família, mas também outras que precisam”, ressaltou Maria Gianda.

O vínculo criado entre voluntários e beneficiários vai além do tratamento. Após a conclusão dos procedimentos, o dentista continua acompanhando a criança ou adolescente com atendimentos preventivos, garantindo que a saúde bucal se mantenha.

A parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), permite que o projeto alcance mais comunidades. A ação no Cras Cristo marca o início de uma programação que deve contemplar outras unidades de atendimento social no Município.

“É um trabalho que transforma vidas e resgata a autoestima. Não é só sobre dentes saudáveis, é sobre oportunidades, dignidade e cuidado”, completou Cleuma Farias, coordenadora do Projeto Dentista do Bem.