Alunos da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Ana Nery participaram, na tarde desta quinta-feira (21), de uma ação do Projeto Conciliador Mirim. O cenário escolhido foi o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), no Roger, onde o grupo participou de atividades que uniu cultura de paz e meio ambiente. A iniciativa é promovida pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Justiça Federal na Paraíba (JFPB).
A equipe do Cejusc apresentou para os estudantes a ideia da cultura de paz, falando sobre respeito com os colegas e habilidades para resolver conflitos. A juíza federal Adriana Nóbrega, coordenadora do Cejusc, explicou que normalmente a iniciativa vai às escolas, mas nessa edição do projeto foi decidido trazer as crianças para a Bica para inserir as técnicas de conciliação. “Nós entendemos que a Justiça pode ser feita dialogando e de maneira lúdica. E o projeto Conciliador Mirim trabalha para que essa cultura conciliadora se construa a partir das pessoas. Sensibilizar as crianças para essa questão é uma forma de construirmos uma justiça integral, comunitária”, afirmou.
Marconi Araújo, supervisor do Cejusc, ressaltou que o projeto tem o objetivo de estimular a cultura de paz nas escolas, promovendo atividades lúdicas, utilizando instrumentos didáticos como cordeis, histórias em quadrinhos e atividades como a de hoje, na Bica. “Estamos na terceira Semana Regional de Conciliação e a nossa ideia é disseminar cada vez mais a cultura de paz e nada melhor do que um espaço como a Bica, onde podemos também falar sobre sustentabilidade e meio ambiente”, explicou.
As atividades fazem parte da III Semana Regional de Conciliação e Cidadania (3ª SRCC), promovida pela Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
Educação ambiental – Profissionais do setor da educação ambiental da Bica receberam os estudantes e apresentaram o Parque, explicando como são acolhidos e tratados os animais abrigados. A Bica é ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa e está localizada em uma área verde de reserva de Mata Atlântica, onde são desenvolvidas ações que preservam e recuperam a fauna e flora da região.
A educação ambiental no Parque é uma das ações para promoção da conservação ambiental e sustentabilidade. Os técnicos oferecem programas e atividades com o objetivo de conscientizar visitantes e a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, fauna e flora.