Uncategorized

Cidadania lança circuito que mobiliza juventudes e fortalece políticas públicas em todo o MS

Nova Andradina se tornou, no dia 11 de agosto, o ponto de partida de uma jornada que vai percorrer as nove regiões de Mato Grosso do Sul levando formações, escuta ativa e serviços diretamente aos territórios. A primeira edição do Circuito Avança Juventude, promovida pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, reuniu jovens, gestores e lideranças de oito municípios para dialogar e construir soluções conjuntas.

Mais do que um evento, a ação se propôs a criar um espaço vivo de encontro, onde as vozes da juventude ganham força e se transformam em propostas concretas para atualizar o Plano Estadual da Juventude. Prefeito do município de Nova Andradina, Leandro Fedossi destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas locais e o empoderamento da juventude. “Aqui, investimos no potencial dos nossos jovens porque acreditamos que eles são a força transformadora da nossa cidade”, afirmou. 

A programação incluiu rodas de conversa, apresentações culturais, oficinas, atendimento na Feira das Juventudes e encontros de formação. Para o estudante Lucas Barbosa Ruas, 18 anos, o circuito chega como bússola. “Tem muitos jovens que às vezes estão perdidos. Aqui a gente encontra direção e percebe que estão se importando com a juventude”, contou. Antônio Gabriel, também de 18 anos, ressaltou a oportunidade de ampliar horizontes: “Estamos vendo projetos, apresentações e ouvindo profissionais que nos ajudam a pensar sobre o que queremos levar para a vida adulta”.

Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, lembrou que o fortalecimento da juventude é um compromisso diário da gestão estadual. “O governador Eduardo Riedel nos provoca todos os dias a fortalecer os municípios, e a Secretaria de Estado da Cidadania foi reestruturada para olhar de forma dedicada para cada cidadão e cidadã, incluindo a juventude como um de nossos recortes prioritários”, afirmou.

Prefeito de Taquarussu, uma das cidades presentes no circuito, Clóvis do Banco, acredita que este trabalho no municipalismo é o que permite a construção de políticas públicas amplas e efetivas. “Trazer o Governo para o interior, para onde estão nossas necessidades e problemas, dá muito mais resultado”, destacou.

Entre as participantes, Yasmin Sakata, 15 anos, e Emanuele Almeida, 17, ressaltaram a importância de espaços para falar sobre problemas e necessidades locais. “É importante para abrir a cabeça dos jovens, conhecer nossos direitos e mostrar para o município as nossas necessidades”, afirmou Emanuele.

O Circuito Avança Juventude segue até dezembro, passando por todas as regiões do Estado e articulando temas como educação, empregabilidade, saúde, empreendedorismo e inclusão. 

“A cada etapa, os municípios-sede se transformam em polos de escuta e construção coletiva, reafirmando o papel dos jovens como protagonistas de uma transformação que começa no presente e projeta um futuro mais justo e inclusivo”, finaliza o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz.

 

Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania