A tarde desta terça-feira (12/8) foi marcada por muita alegria, energia e confraternização na abertura oficial do 22º Jogos Municipais dos Idosos – JOMI 2025, realizada no Centro Municipal de Treinamento Esportivo (CEMTE). O evento reuniu atletas e equipes de diversas regiões de Campo Grande em uma verdadeira celebração ao esporte e à vida.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), o JOMI tem como objetivo estimular o convívio social, promover a troca de experiências entre gerações e valorizar a prática esportiva entre pessoas idosas.
A competição é voltada para atletas com 60 anos ou mais (ano base 1964), nascidos até 1965. No voleibol adaptado, também haverá a categoria “C”, para participantes de 50 a 59 anos (nascidos entre 1966 e 1975), nas modalidades masculina e feminina.
Nesta edição, os jogos contam com modalidades como natação, tênis de mesa, damas, atletismo, xadrez, bocha, bozó, dança de salão, dominó, malha, sinuca, truco ponto acima e voleibol adaptado.
O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, destacou a energia e o entusiasmo dos competidores. “Nunca vi uma abertura tão animada como essa de vocês. Vocês podem ter certeza que são exemplos para a gente. Parabéns a todos e um lindo jogo para todo mundo. Parabéns à Funesp pela organização emocionante. A Prefeitura tem um olhar especial para a pessoa idosa e, por meio desses jogos, valoriza e incentiva a participação de todos, levando saúde, lazer e integração”, destacou.
Entre os atletas, histórias inspiradoras reforçam a importância da iniciativa. Lecir Machado, 62 anos, participa pela terceira vez dos jogos. Atleta e coordenadora do projeto Geração e Movimento para a melhor idade, do Círculo Militar de Campo Grande, ela compete no voleibol adaptado, categoria 60 anos +. “Sinto a melhor sensação possível. Me sinto viva, com saúde. Estamos numa fase em que precisamos socializar com outras pessoas e esse é o momento que a Funesp proporciona. O esporte é vida, saúde. É importante o apoio da prefeitura nesses jogos, como forma de valorizar a pessoa idosa”, afirmou.
Maria Antônia Marques, 65 anos, da equipe AVA-CONSSOL, também mostrou entusiasmo. Praticante de esporte desde os 13 anos, participa há cinco anos do JOMI, competindo no voleibol adaptado e, no atletismo, no lançamento da pelota. “Para mim, participar é sempre emocionante. Sou extremamente competitiva, amo estar na quadra, isso me gera uma sensação maravilhosa de realização. Amo conhecer pessoas, o convívio é muito bom e promove crescimento pessoal. Esses jogos tiram a pessoa idosa de casa, da frente da TV, e trazem para um convívio melhor. Apoio e acho fundamental continuar com esse trabalho. A prefeitura e a Funesp estão de parabéns por essa realização e fica aqui o meu voto que continue sempre”, disse.
Com abertura vibrante e espírito de integração, o JOMI 2025 reforça que o esporte é uma ferramenta poderosa para promover saúde, bem-estar e inclusão social em todas as idades.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra uma das participantes com a tocha dos jogos levantada para o alto. As imagens internas mostram autoridades e competidores em foto pousada na quadra e personagens entrevistados.