Uncategorized

Prefeitura realiza busca ativa de carroceiros e orienta sobre cadastro e microchipagem de animais

Cuidado e proteção

Prefeitura realiza busca ativa de carroceiros e orienta sobre cadastro e microchipagem de animais


11/08/2025 |
12:00 |
45

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Cuidado e Proteção Animal (Secupa), realiza uma busca ativa de carroceiros, em diversos bairros da Capital. O objetivo é orientar sobre a importância do cadastro, da microchipagem e reforçar os cuidados com a saúde e bem-estar dos animais que são utilizados em carroças de tração animal.

Durante as abordagens, veterinários da Secupa avaliam as condições de saúde dos animais, enquanto os técnicos da secretaria repassam orientações sobre o uso correto de apetrechos e alertam para a proibição do uso de chicote. A ação também visa identificar os tutores e contabilizar quantos animais ainda são utilizados nessa atividade, garantindo dados precisos para a retirada gradual dos veículos de tração animal (VTA), substituindo as carroças por triciclos elétricos.

“O cadastro e o levantamento preciso de quantos carroceiros ainda circulam em João Pessoa são fundamentais para que possamos continuar substituindo as carroças por triciclos elétricos. Estamos conduzindo todo o processo com cuidado, porque, além do bem-estar animal, queremos garantir apoio na realocação desses trabalhadores no mercado, assegurando que não percam sua fonte de renda”, explicou Guga Pet, secretário de Cuidado e Proteção Animal.

O cadastro também servirá para traçar o perfil socioeconômico dos carroceiros, permitindo que a Prefeitura desenvolva estratégias de inclusão laboral e ofereça também outras alternativas de trabalho às famílias envolvidas nessa atividade. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar animal e a geração de oportunidades para os trabalhadores.

A Secretaria de Cuidado e Proteção Animal segue com as ações de fiscalização e conscientização, incentivando a adesão ao cadastro para que a transição para os triciclos elétricos seja realizada de forma ordenada e humanizada. Carroceiros que ainda não foram cadastrados devem procurar a secretaria para regularizar sua situação.