Uncategorized

Agência Minas Gerais | Controladoria-Geral compartilha código-fonte de sistema de gestão de riscos com instituições públicas interessadas

Entes federativos interessados podem utilizar o sistema de gestão de riscos do Governo de Minas, o UAI Risk. A ferramenta, desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), auxilia na avaliação, gerenciamento e monitoramento de riscos das instituições.

Desde abril, a CGE compartilha o sistema com organizações parceiras. A disponibilização do código-fonte é realizada mediante assinatura de acordo de cooperação técnica. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e a Controladoria-Geral do Estado de Rondônia já aderiram à ferramenta.

O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, explica que o UAI Risk é uma simplificação digital que auxilia na mitigação de riscos à integridade. “O sistema faz parte da metodologia integrada de gestão de riscos adotada em Minas. Com a ferramenta, é possível identificar e avaliar comportamentos que ameacem o interesse público, auxiliando os gestores a agirem preventivamente”, pontua.

Compartilhamento

A CGE apresentou, na quinta-feira (7/8), a metodologia aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A apresentação foi conduzida pela titular do Núcleo de Coordenação de Auditoria Contínua e de Ações Transversais, Cynthia Vieira, e pelo auditor-geral, Igor Martins da Costa.

A Controladoria do TCE-MG avalia a possibilidade de implementar o UAI Risk. O sistema seria aplicado às necessidades da Corte de Contas na gestão de riscos prevista no Plano de Governança, Integridade e Riscos.

Para solicitar a disponibilização do código-fonte, os órgãos e entidades públicos devem aderir à Resolução nº 03/2025, que dispõe sobre o compartilhamento de conhecimento técnico do Sistema de Gestão Integrada de Riscos – UAI Risk. Os interessados devem preencher o Formulário de Adesão ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].