Ícone do site NEWSLOG – Futebol NOTICIAS

Agência Minas Gerais | Rede estadual de ensino retoma aulas com acolhimento, escolas mais preparadas e foco na aprendizagem

Após o período de recesso escolar, as aulas na rede pública estadual de ensino foram retomadas nesta segunda-feira (4/8) em todas as mais de 3,4 mil escolas distribuídas pelos 853 municípios mineiros. Milhões de estudantes voltaram às salas de aula com energia renovada para dar continuidade ao ano letivo de 2025, que traz novas oportunidades de aprendizado, atividades pedagógicas e projetos que fortalecem a educação mineira.

Para tornar o início do segundo semestre ainda mais especial, as escolas estaduais estão promovendo diversas ações de acolhimento, com o objetivo de receber os estudantes de forma leve, alegre e afetiva. Dinâmicas de grupo, rodas de conversa, apresentações musicais e até cardápios diferenciados na alimentação escolar fazem parte da programação planejada pelas unidades de ensino.

Essas atividades têm como foco principal fortalecer os vínculos entre estudantes, professores e toda a comunidade escolar, criando um ambiente propício ao bem-estar e ao aprendizado.

“Começamos o segundo semestre com acolhimento, reforço pedagógico e escolas mais preparadas. Estamos cuidando da infraestrutura e investindo no bem-estar dos nossos estudantes, para garantir um retorno seguro e focado na aprendizagem”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra. 

Infraestrutura mais segura e acolhedora

Durante o recesso, foram realizadas melhorias em diversas escolas da rede estadual, localizadas em centenas de municípios mineiros. Esse período foi aproveitado para a execução de intervenções pontuais e necessárias, como reformas nas redes elétricas e hidráulicas, além de serviços de poda, capina, pintura e manutenção geral.

Para assegurar um retorno com segurança e qualidade, os gestores escolares seguiram um checklist de verificação da infraestrutura das unidades de ensino. A iniciativa garante que os ambientes estejam adequados para o acolhimento da comunidade escolar, promovendo espaços propícios ao desenvolvimento de todos.

Além dessas intervenções pontuais, o Governo de Minas mantém investimentos contínuos na melhoria da infraestrutura da rede estadual. Por meio do programa Mãos à Obra na Escola, criado em 2019, já foram aplicados mais de R$ 1,6 bilhão em cerca de 5,7 mil obras, beneficiando diretamente 2.496 escolas em 728 municípios mineiros. 

Segundo semestre letivo

Com a retomada das aulas, as escolas estaduais recomeçam o trabalho pedagógico com ênfase na consolidação das aprendizagens e na promoção de projetos voltados à melhoria do desempenho escolar dos estudantes. O segundo semestre é um período estratégico para reforçar os conteúdos já trabalhados e avançar nos objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2025.

As unidades de ensino darão continuidade a ações de reforço escolar e estratégias de acompanhamento da aprendizagem, garantindo que nenhum estudante fique para trás. Também serão mantidas atividades extracurriculares nas áreas cultural, científica e esportiva, promovendo uma formação integral, alinhada às diretrizes curriculares da rede estadual.

Outro destaque deste semestre são as iniciativas voltadas à preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Simulados, orientações de estudo e atividades específicas para as turmas do 3º ano do ensino médio serão intensificadas, ampliando as oportunidades dos alunos na transição para a educação superior e o mundo do trabalho.

“Espero que seja um semestre de muito estudo. O Enem está chegando, então é importante termos ainda mais aprendizado voltado para essa preparação. Espero contar com um ensino de qualidade para conquistar a vaga na faculdade que tanto desejo. Aqui na escola já estamos fazendo muitas redações e atividades específicas para o exame. Quero cursar Engenharia Mecânica e estou muito ansioso por isso”, afirma Luís Gabriel, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, em Belo Horizonte.

 

Sair da versão mobile