Uncategorized

Agência Minas Gerais | Prodemge atua em grupo nacional de defesa ciber

Iniciativas da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) na área de cibersegurança foram apresentadas durante o 6º Workshop de Malware Information Sharing Platform (Misp), realizado junto ao 13º Fórum Brasileiro de Computer Security Incident Response Team – CSIRTs (ou Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança), nesta semana, em São Paulo.

Representaram a prod mineira (empresas de tecnologia e processamento de dados) o superintendente de Redes e de Segurança da Informação, Bruno Moreira, e a supervisora da gerência de Segurança da Informação e Defesa Ciber, Grazielle de Lima Rocha.

Além da participação no fórum que promove debate nacional sobre segurança ciber, Bruno Belo apresentou o case da companhia como primeira prod a integrar a comunidade Misp da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (Abep-TIC), grupo voltado a iniciativas e compartilhamento de informações de ameaças cibernéticas.

“Compartilhamos essa experiência junto a outras empresas de TIC estatais, buscando fomentar a cooperação entre os entes governamentais para o tratamento de incidentes de cibersegurança, fortalecer a rede de relações e estabelecer planos de ação colaborativos, com o objetivo de minimizar os riscos cibernéticos”, destacou Moreira.

Segundo o superintendente, a Misp, plataforma de código aberto, promove o compartilhamento de inteligência contra ameaças cibernéticas e permite que organizações e comunidades coletem, armazenem e compartilhem informações, como indicadores de comprometimento (IoCs) e padrões de atividades maliciosas.

Além da Prodemge, as empresas de TI dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba, Roraima, Espírito Santo e Pernambuco também integram a comunidade Misp Abep-TIC.

Objetivos

A Prodemge participou ativamente das agendas do fórum, com foco na troca de conhecimentos e na construção de resiliência institucional em segurança cibernética para o setor público.

No 6º Workshop Misp da Abep TIC, a prod mineira destacou que a integração à plataforma Misp fortalece o compartilhamento de inteligência sobre ameaças entre os estados brasileiros.

Essa iniciativa reforça o compromisso institucional da Prodemge com a segurança da informação, evidencia a atuação integrada no ecossistema de CSIRTs estaduais e nacionais e o esforço na promoção de práticas colaborativas para enfrentamento de incidentes.

“A implantação da Misp é sinal de que estamos atentos, em operação e gerando informações importantes para a visibilidade de ações de ameaças cibernéticas direcionadas às prods”, detalha Moreira.