Uncategorized

Alta pressão mantém tempo seco em MS, mas frente fria pode provocar mudanças no início da próxima semana

A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (1) e sábado (2). De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), esse sistema inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, favorecendo dias de sol com variação de nebulosidade em todas as regiões do Estado.

A presença de ar seco contribui para a redução significativa dos níveis de umidade relativa do ar, com valores variando entre 15% e 35%. Essa condição representa situação de atenção, e recomenda-se a adoção de medidas preventivas, como a ingestão frequente de líquidos, umidificação dos ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

As temperaturas seguem elevadas em grande parte do Estado. Na região sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 11°C e 19°C, e as máximas entre 28°C e 32°C. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, os termômetros podem registrar mínimas entre 18°C e 25°C, com máximas entre 33°C e 35°C. No bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 12°C e 19°C e as máximas entre 31°C e 35°C. Para Campo Grande, são previstas mínimas entre 16°C e 22°C e máximas entre 31°C e 33°C.

Os ventos predominam do quadrante norte, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Em pontos isolados, podem ocorrer rajadas acima desse valor.

Mudanças no tempo podem ocorrer entre a tarde e a noite de sábado (2), com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado.

Entre domingo (3) e segunda-feira (4), a previsão indica instabilidades atmosféricas associadas ao avanço de uma frente fria combinada ao transporte de ar quente e úmido. O deslocamento de cavados e áreas de baixa pressão atmosférica deve favorecer o aumento de nuvens e a ocorrência de chuvas em Mato Grosso do Sul. De forma pontual, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os maiores acumulados, acima de 30 mm em 24 horas, são previstos para as regiões sul, sudoeste e sudeste.

Com a chegada da frente fria, as temperaturas devem ficar mais amenas, especialmente durante as manhãs da próxima semana. As mínimas previstas para o sul, cone-sul e Grande Dourados variam entre 14°C e 18°C, com máximas entre 19°C e 28°C. No sudoeste e Pantanal, as mínimas devem oscilar entre 17°C e 23°C e as máximas entre 22°C e 31°C. No bolsão, leste e norte, os termômetros devem marcar mínimas entre 14°C e 19°C, e máximas entre 24°C e 32°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 16°C e 20°C, e máximas entre 24°C e 30°C.

Os ventos, que inicialmente atuam do quadrante norte, devem mudar de direção ao longo da segunda-feira, passando a soprar do quadrante sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de rajadas acima de 60 km/h.

Taynara Foglia, Comunicação do Governo de MS
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo