Dezenas de famílias de agricultores do Bairro Gramame tiveram oportunidade de ter acesso aos serviços de atendimentos médico, odontológico e embelezamento dentro da programação da Semana da Agricultura Familiar, que encerrou suas atividades nesta quinta-feira (24). A ação foi promovida pelo Programa ‘Eu Posso Semear’, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), da Prefeitura de João Pessoa.
“Nós celebramos a Semana da Agricultura Familiar com uma série de eventos para valorizar esse segmento da economia que tem um olhar especial da Prefeitura. Muita gente não sabe, mas João Pessoa tem um cinturão verde que compreende regiões como Ponta de Gramame, Barra de Gramame, Paratibe, Engenho Velho e Praia do Sol. E a Prefeitura está presente de maneira ativa colaborando com mais de 350 famílias de agricultores e criadores, participando de toda a cadeia produtiva, desde o preparo da terra, do cultivo, distribuição de sementes até o ensino de técnicas específicas agrícolas e também auxilia na comercialização desses produtos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias.
Contando com a intermediação da Sedest, os agricultores participam de três feiras que acontecem semanalmente nos bairros Jardim Oceania (Parque Parahyba I), em Manaíra (Praça da Rotam) e nos Bancários (Três Ruas). “Nós temos três feiras semanais, cada feira consegue vender algo em torno de R$ 18 mil, sem nenhum tipo de custo para esses agricultores, incluindo transporte de ida e vinda e toda a estrutura para que possamos ajudar cada vez mais, tanto na subsistência, na segurança alimentar, como também na geração de emprego e renda”, acrescentou Bruno Farias.
A programação da Semana da Agricultura Familiar encerra suas atividades em Gramame disponibilizando serviços de saúde, como verificação de pressão, glicose, vacinação, serviços odontológicos, atendimento à saúde da mulher, além de brinquedos para distração das crianças, enquanto os pais ou responsáveis estavam em atendimento, e também uma equipe de veterinários para fazer encaminhamento dos pets para o serviço do Castra Móvel, da Prefeitura Municipal.
“Além dos serviços oferecidos, a população também teve acesso a atendimento médico com consultas e encaminhamento, se necessário, para os hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento locais”, explicou o coordenador do programa ‘Eu Posso Semear’, Adriano Vasconcelos.
O agricultor Edilson Ferreira, 37 anos, veio aproveitar a facilidade dos serviços de saúde com toda a família – esposa, filhos, pai e a mãe. “Eu fiz o teste de glicose, pressão e peguei as requisições para fazer exames de rotina, como sangue e urina para ver como é que está a minha saúde”. O agricultou revelou que não lembrava da última vez tinha feito exames de rotina. “A saúde, graças a Deus, está muito boa, mas é bom a gente fazer, porque tem doenças silenciosas, né?”, comentou.
“Eu estou gostando muito desse evento que está tendo aqui. Muito bom para nós, porque o postinho mais próximo daqui é no Colinas do Sul II”, disse a agricultora Analice Ferreira, 62 anos, mãe de Edilson. Ela confessou que vai pouco ao médico, apesar das constantes dores nas costas, e de já ter feito tratamento para úlcera e gastrite. “Vou morrer com a enxada na mão”, brincou.
A agricultora Maria Madalena, de 41 anos, também aproveita a programação da Semana da Agricultura Familiar no bairro para trazer a família. Ela veio acompanhada das três filhas, Elayne de 15 anos, Mariele de 12 e Júlia de 10 anos. Maria, que já é avó, diz que veio solicitar os exames de rotina junto a equipe de Saúde da Mulher e também verificar pressão e sua glicemia. “Sou diabética desde a gestação da Júlia e como tenho 8 filhos venho sempre fazer os acompanhamentos da saúde”, conta. Ela é produtora de hortaliça, macaxeira, inhame, cara, feijão verde, produtos que comercializa nas feiras da Prefeitura nos bairros de Manaíra e Jardim Oceania (Parque Parahyba I).
Produção – Os produtores de Ponta de Gramame produzem semente de feijão, maniva da macaxeira, coco, semente de abóbora, milho entre outros produtos. “A gente planta aqui e vende nas feiras do Valentina, Grotão, do Geisel, da Universidade Federal da Paraíba e também colocamow produtos nos programas da Prefeitura”, explicou o produtor rural Edilson Ferreira.
Feiras do Programa Eu Posso Semear
Terças feiras (5h às 11h) – Bairro dos Bancários
Quarta-feira (13h às 19h) – Jardim Oceania (Parque Parahyba I)
Sexta-feira (5h às 11h) – Manaíra (Praça da Rotam)