A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), vinculada à Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul), formalizou um convênio com a Prefeitura de Jardim – região sudoeste do Estado – para a execução de obras de drenagem e pavimentação em caráter emergencial.
A assinatura ocorreu em 14 de julho de 2025, com vigência de 12 meses, prorrogável conforme os termos legais. O investimento previsto é de R$ 994.038,21.
O recurso será destinado à reestruturação da rua Tenente Ary Rodrigues e da avenida Alcides Cavalheiro, duas importantes vias que sofreram danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município no último mês de junho.
O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul, Guilherme Alcântara de Carvalho, enfatizou o papel estratégico da obra para a melhoria da infraestrutura urbana e o impacto positivo sobre a qualidade de vida dos moradores.
“Essa intervenção não se resume apenas a uma ação de engenharia. Estamos lidando com soluções que afetam diretamente a rotina das pessoas, dos cidadãos jardinenses. É investimento público com efeito no desenvolvimento”, afirmou o secretário.
As obras em Jardim estão inseridas na estratégia de ampliar e modernizar a infraestrutura urbana nos municípios, promovendo segurança nas vias, a melhora no tráfego e no deslocamento diário da população.
Além de sua importância local, a região se destaca como destino turístico de Mato Grosso do Sul, com seus atrativos naturais que integram o ecoturismo estadual. O município também está estrategicamente localizado na Rota Bioceânica, corredor rodoviário que liga o Brasil aos portos do Chile e da Argentina via Paraguai, considerado peça-chave na logística sul-americana.
Parque
Recentemente, o Governo de Mato Grosso do Sul homologou o resultado da licitação do projeto de R$ 10,3 milhões para pavimentação, restauração asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro Parque Industrial, em Jardim.
Essa obra vai contemplar intervenções nas ruas: Cecília Nascimento Bambil, Mato Grosso do Sul, Neilan Lima, Raul Pompéia, Emiliana Aguilera, Manaus, Porto Velho e a Avenida Mauro Eduardo Bearari.
“Essas melhorias são essenciais para que a cidade possa acompanhar essas mudanças e se beneficiar com as oportunidades que virão”, finaliza o secretário.
Além das intervenções em infraestrutura urbana, o município de Jardim foi contemplado com a construção do novo Batalhão da Polícia Militar. Conforme a Agesul as obras para a conclusão da unidade começam no segundo semestre.
As novas instalações visam, principalmente, ampliar a integração da PM com a comunidade local e oferecer um ponto de referência para quem transita pela região, reforçando a segurança pública e a presença do Estado no município.
Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Fotos: Chico Ribeiro/Arquivo