Com foco na modernização da administração pública e no fortalecimento da gestão estratégica de pessoas, o Governo do Estado deu início na terça-feira (15) ao 4º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de Mato Grosso do Sul. O evento acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, reunindo servidores, especialistas e, pela primeira vez, estudantes universitários.
A iniciativa é promovida pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), em parceria com a Escolagov e o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado). Ao longo da programação, são debatidos temas como inovação, comunicação, saúde mental, neuroliderança, liderança humanizada e políticas públicas voltadas à equidade étnico-racial e de gênero.
Durante a solenidade de abertura, participaram autoridades do Governo do Estado e representantes de instituições parceiras. Estiveram presentes o secretário da SAD, Frederico Felini, a superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lea Maria Ribeiro, a secretária-adjunta de Governo, Ana Nardes, o secretário da SED (Secretaria de Estado de Educação), Hélio Daher, a procuradora-chefe do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho), Cândice Arosio, a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, a diretora de Gestão de Pessoas do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Elaine Góis, e o juiz auxiliar da presidência do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Thiago Tanaka.
“O encontro é um espaço de diálogo e construção coletiva. Representa o compromisso do Governo com uma gestão pública mais eficiente, humana e preparada para os desafios do presente e do futuro”, destaca o secretário Frederico Felini.
Programação diversa e novos olhares
Ao longo do primeiro dia, o público acompanhou palestras com especialistas de diferentes áreas. A professora da FGV Direito SP, Vera Monteiro, abordou estratégias para uma gestão
pública mais eficiente para fortalecer a atuação do Estado. Em seguida, o consultor Genesson Honorato trouxe reflexões sobre inovação e diversidade na área de gestão de pessoas.]
A manhã foi encerrada com a apresentação da pesquisadora Juliana Almeida, referência internacional em People Analytics, que compartilhou experiências sobre o uso de dados para apoiar lideranças públicas.
No período da tarde, os temas giraram em torno do bem-estar e desenvolvimento humano. O especialista da Febraban, Uelton Carvalho, falou sobre educação financeira, enquanto a consultora Lívia Torquetti abordou a mentalidade de crescimento nas organizações. Já Felipe Drumond, da EloGroup, tratou da governança de carreira no serviço público.
Um dos momentos mais aguardados do dia foi a participação da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, que encerrou a programação com a palestra “Reflexões sobre a construção de políticas públicas que promovem a equidade racial e de gênero”. Para ela, a gestão pública precisa enfrentar as desigualdades estruturais para ser, de fato, democrática.
Integração com universidades
Como novidade nesta edição, o encontro passou a contar com a participação de estudantes universitários, aproximando os futuros profissionais dos desafios e inovações no setor público. A proposta é estimular desde a formação acadêmica uma cultura voltada à eficiência, inclusão e inovação na gestão pública.
A programação segue nesta quarta-feira (16), com novas palestras e debates sobre liderança, inteligência emocional, comunicação humanizada e o uso da inteligência artificial na administração pública.
Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS
Fotos: Cleython Vasconcelos/SAD