Uncategorized

Capital registra 149,8 mm de chuvas, Inmet emite novo alerta e Defesa Civil segue monitoramento

Em 24 horas foram registrados 149,8 milímetros (mm) de chuvas em João Pessoa, segundo dados coletados pelas plataformas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), superando a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Apesar disso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) registrou apenas uma ocorrência grave. No Grotão, o muro de uma casa desabou afetando a estrutura de dois imóveis, que foram interditados. A família que morava em um deles foi realocada para casa de parentes. A outra residência estava desocupada.

O Inmet emitiu um novo aviso meteorológico de acumulado de chuva, válido até as 18h desta quarta-feira (2), com previsão de chuvas de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.

O coordenador de Defesa Civil, Kelson Chaves, destacou que esses alertas remeteram todo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil ao estado de atenção, monitorando os eventos previstos e prestando as informações e orientações à população, disse.

“Nas últimas 24 horas, as chuvas se intensificaram, chegando aos 149,8 mm, o que resultou em alertas do Cemaden, sobre risco alto de movimento de massa. Por isso, reforçamos a necessidade de não correr riscos desnecessários e, ao sinal de qualquer anormalidade, acionar a Defesa Civil”, ressaltou o Kelson Chaves.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.