Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Em abril, passaram pelo Museu do Folclore de São José dos Campos 1.422 pessoas, entre visitantes da exposição (833), biblioteca (60) e brinquedoteca (67), além de participantes de atividades como Museu Vivo (407), Roda de Fazeres (26), Grupo de Estudos (16) e Terças com Museologia (13). Ao todo, 7.044 pessoas já visitaram o museu este ano.
Um dos destaques do mês foi a participação do grupo literário Nós das Letras na edição especial do Museu Vivo (dia 27), dedicado à literatura, gerando muita interação com o público. O momento, inclusive, foi oportuno para uma nova etapa de distribuição do 30º volume da Coleção Cadernos de Folclore, o livro As Receitas que Contam Histórias.
Entre as pessoas que tiveram oportunidade de conhecer a exposição de forma espontânea (751), chama atenção as que se identificaram como sendo de outros estados (13) e municípios (54) e até do exterior 11 (México: 3, Colômbia: 2, Itália: 2, China: 1, EUA: 1, França: 1 e Suécia: 1). As demais 519 eram de São José dos Campos.
Integrantes do CEJA em visita ao museu| Foto: Divulgação
Com relação às visitas agendadas, o museu recebeu 56 pessoas atendidas pela AADAS (Associação de Atenção ao Deficiente Auditivo e Surdo), IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos).
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana, na região norte. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo