João Pessoa registra mais de 80 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 24 horas (até as 10h30 desta quinta-feira). O maior índice pluviométrico foi no bairro do Cuiá, com 79,2 mm, seguido de Manaíra, com 77,4 mm e Altiplano, com 25,2 mm. Mas não houve registro de ocorrências graves.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta quinta-feira (15), o Aviso Meteorológico com previsão de chuvas intensas para Capital e as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) seguem de prontidão para atender as possíveis demandas da população.
A previsão do Inmet é de que João Pessoa pode receber chuvas entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a 50 ou 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. O aviso é válido até às 23h59 da sexta-feira (16).
O prefeito Cícero Lucena, através das redes sociais, reforçou que a Prefeitura está trabalhando, de prontidão, e que a população entre em contato em caso de ocorrência. “Nas últimas horas, em João Pessoa choveu 80 milímetros. Graças a Deus, com as ações preventivas, a cidade está funcionando, com a cautela que todos nós devemos ter no trânsito. E a Defesa Civil, com a Infraestrutura e demais órgãos sociais da Prefeitura estão em alerta para qualquer ocorrência. Se você verificar algum problema entre em contato através dos nossos números para que a gente possa chegar junto e prestar os serviços que são de obrigação da Prefeitura. Graças a Deus, João Pessoa funcionando mesmo debaixo de chuva”, reforçou.
O gestor também comparou a situação com a capital vizinha. “Em Recife, onde o volume de água é semelhante, o prefeito precisou decretar feriado nos serviços não essenciais, justamente para lidar com esse dia de tanta chuva, que começou ontem. Aqui em João Pessoa, graças a Deus, não estamos enfrentando transtornos maiores. A Defesa Civil acabou de informar que não há pontos críticos de alagamento até o momento”, revelou.
O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, alertou para a necessidade da adoção de medidas de segurança em casos de chuvas fortes. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, não abrigar-se sob árvores, evitar atravessar vias com acúmulo de água e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade, acionando a Defesa Civil imediatamente”, reforçou.
Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, seis equipes estão designadas para atender ocorrências emergenciais, além da manutenção rotineira que já é realizada diariamente.
“Quando a Defesa Civil emite alerta, ninguém do nosso grupo de WhatsApp dorme. Estamos com seis equipes nas ruas, preparados para o inverno — que é típico nesse período. Estamos atentos, ouvindo tudo por meio do nosso sistema de rádio, acompanhando as demandas da população para agir com rapidez”, afirmou.
Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.