Uncategorized

Prefeitura capacita profissionais da Atenção Primária para estratificação de risco e elaboração do plano de parto

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Área Técnica de Saúde da Mulher, está realizando nesta quarta (14) e quinta-feira (15), a Oficina Estratificação de Risco e Plano de Parto. O evento acontece no auditório do Uniesp e, é voltado para médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária da Rede Municipal de Saúde.

“Estamos promovendo uma capacitação para os médicos e enfermeiros da Atenção Básica como uma forma da gente atender melhor as gestantes, trazendo um novo plano de parto, que em breve será implantado no nosso Município, e uma atualização na ficha da estratificação de risco, que é para as gestantes que estão com pré-natal de alto risco. A partir dessas atualizações, nossos profissionais vão poder acolher melhor essas mulheres, identificar como está o pré-natal, se tem risco e o nível desse risco da gestante para poder encaminhar ao serviço correto”, explica Livia Falcão, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde.

Para Antônio Junior, enfermeiro da Unidade de Saúde da Família (USF) Cidade Verde III, no Bairro das Indústrias, a realização da oficina impacta diretamente o serviço que será prestado a partir de então.

“Para nós profissionais de saúde é sempre importante estarmos atualizados e essa oficina é muito importante para que possamos atender melhor e distribuir informações qualificadas, seja entre as mulheres gestantes, que atenderemos ou para outros profissionais, ao repassar um caso, porque a gente, como serviço da ponta, que recebe essa mulher no início da gestação e pós-parto, no puerpério, precisamos sempre atender e acolher bem para que essa mulher se sinta bem, confortável, possa tomar as melhores decisões para ela e seu bebê e tenha suas vontades e desejos acolhidos”, comenta o enfermeiro.

Durante a oficina foi apresentado o Plano de Parto do Município, construído recentemente e, que será adotado em breve pelo Sistema Único de Saúde da Capital; a ficha de estratificação de risco, que busca auxiliar o profissional no processo de identificação e classificação do grau de risco associado a uma situação, condição ou evento específico.

As palestras estão ministradas por profissionais da Rede Municipal de Saúde e pela referência técnica da Fiocruz na Paraíba, Socorro Pires, que apresenta o Sistema de Apoio à Decisão Clínica (Sadec), um aplicativo, desenvolvido pela Fiocruz, que visa auxiliar profissionais de saúde na tomada de decisões durante o acolhimento e classificação de risco em obstetrícia, e nas consultas pré-natal. 

Para melhor organização dos profissionais e manutenção da assistência nas unidades de saúde da Capital, a realização da oficina foi dividida em quatro turmas, uma a cada turno, durante os dois dias de realização. Ao todo, cerca de 450 profissionais participam do evento.