Criança Alfabetizada
Formadoras da Prefeitura de João Pessoa participam de encontro de Educação Infantil
30/04/2025 |
15:00 |
15
Formadoras do programa ‘Leitura e Escrita na Educação Infantil’, da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, participaram do terceiro encontro dos formadores municipais e regionais do ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil’. O encontro ocorreu da segunda-feira (28) até esta quarta-feira (30), no município de Campina Grande, reunindo representantes de diversas cidades da Paraíba.
‘Leitura e Escrita na Educação Infantil’ (LEEI) é um programa do Governo Federal, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é fomentar a oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil a partir de experiências com diferentes linguagens.
O LEEI acontece em parceria com os estados e municípios. Aqui em João Pessoa, ele é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e pelo Departamento de Educação Infantil (DEI), que vêm contribuindo com sua implementação, realizando encontros formativos com as professoras da Rede Municipal de Ensino.
“O programa oferta formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem oral e escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras nessa etapa da educação básica”, disse a diretora do Departamento de Educação Infantil, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.
A formadora Luciana Pereira falou da importância desse momento de formação. “As muitas informações e conhecimentos trazidos pelo programa têm reverberado de forma positiva nas práticas pedagógicas das professoras que estão tendo a oportunidade de estudar e pesquisar sobre o universo da leitura, da oralidade e da escrita na Educação Infantil”, destacou.