Ícone do site NEWSLOG – Futebol NOTICIAS

Peça ‘Retalhações – Um Talho no Tempo’ chega à região leste




Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O espetáculo “Retalhações – Um Talho no Tempo” chega à Casa de Cultura Eugênia da Silva nesta segunda-feira (28), às 19h30.

Com uma proposta cênica potente, a peça convida o público a refletir sobre a violência de gênero e as amarras invisíveis que, ainda hoje, aprisionam as mulheres em papéis e expectativas limitadas.

A apresentação é gratuita, tem duração de 50 minutos e a classificação etária é de 12 anos.

A circulação da peça é financiada pela Lei Paulo Gustavo, por meio do edital LPG 004/FCCR/2024 de fomento ao teatro, dança, circo, música, artes visuais, literatura e espaços culturais, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Não há necessidade de reserva de ingressos.

A Casa de Cultura Eugênia da Silva fica na Rua dos Carteiros, 110, no bairro Novo Horizonte.

O espetáculo

O espetáculo apresenta um painel poético sobre os cárceres e traumas vividos pelas mulheres em uma sociedade patriarcal. Em cena, três atrizes se multiplicam em personagens femininas que, juntas, formam um mosaico de narrativas onde se entrelaçam filhos, família, solidão e o constante medo da violência.

Com histórias curtas, o espetáculo busca revelar as ideologias enraizadas na violência de gênero e sua coerção normatizada que inviabiliza a existência de uma sociedade mais igualitária.

O espetáculo revela os cárceres e as feridas infligidas pelo patriarcado ao mesmo tempo em que celebra a resiliência e a determinação das mulheres.

O texto, da dramaturga Rafaela Penteado, é um entremeado de emoção e sutileza, que desenha um mosaico de experiências espinhosas e sensíveis que, muitas vezes, a sociedade prefere não encarar.

Cia da Entropia

A Cia da Entropia nasceu oficialmente em 2018, em São José dos Campos, da união das experiências da atriz Simone Sobreda em produção e atuação, e de Elton Dietrich, em administração e gestão financeira.

A Cia da Entropia faz uso de estruturas do teatro contemporâneo, documental e narrativo para trazer em seus processos os temas sociais e políticos que impulsionam seus criadores na vida e no fazer artístico.

A entropia é uma variável de estado da termodinâmica que é popularmente associada ao conceito de desordem. O nome foi escolhido, portanto, devido ao caos interno e externo que coabitam os artistas e que, a partir dessa desordem, transformam-na em arte.

Serviço

Casa de Cultura Eugênia da Silva
Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Sair da versão mobile