Uncategorized

Agência Minas Gerais | Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Epamig, completa 90 anos em 2025

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) completa 90 anos no próximo dia 14/5. A instituição, que desde 1974, é vinculada a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), atua na geração e na difusão de tecnologias para o setor laticinista, por meio de pesquisa, desenvolvimento de produtos, ensino e eventos técnicos.

Para marcar a data várias atividades especiais estão sendo programadas. Dentre elas a conclusão das obras de revitalização do Centro de Capacitação, prevista para o mês de maio, e a formatura da primeira turma do curso Superior de Tecnologia em Laticínios, no segundo semestre.

“Trata-se de uma data muito especial, que queremos celebrar com entregas para a comunidade acadêmica, para nossos parceiros e para todos aqueles que de alguma forma foram impactados pelo trabalho desenvolvido aqui no Instituto, que é um patrimônio da Epamig e do município de Juiz de Fora”, antecipa o diretor-geral da Epamig ILCT, Sebastião Tavares.

 

Epamig ILCT / Divulgação

A reforma do Centro de Capacitação amplia o espaço das áreas de pesquisas e de ensino, com novas instalações e equipamentos. Desde 2022, o instituto que se consolidou como referência na formação de técnicos e na capacitação de profissionais para a indústria de lácteos passou a oferecer graduação tecnológica. O curso superior tem duração de três anos e em 2025 forma a primeira turma.

“É mais um marco, a formatura, já histórica por ser a primeira, terá mais um significado”, comemora Tavares. Nesse período de festividades, também teremos uma programação técnica especial exaltando a Epamig ILCT como palco para a proposição e discussão de temas relevantes para a cadeia laticinista”, acrescenta o diretor.

Minas Láctea

Sebastião salienta que a Epamig é responsável pela realização do Minas Láctea, referência em difusão de tecnologias para leite e derivados e na apresentação de novos produtos, equipamentos e maquinários.

O evento, que é bienal, reúne produtores, representantes da indústria, empresas de máquinas, embalagens e insumos para o setor laticinista, pesquisadores e estudantes.

O nome Minas Láctea foi instituído em 2013, para congregar eventos já tradicionais: Congresso Nacional de Laticínios, a Semana do Laticinista, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos, a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).

“Após 2013, foi definida a bienalidade do evento, que precisou ser alterada para anos pares, em função da pandemia, que impediu a realização da edição presencial em 2021. Retomamos a programação em 2022 e em 2024, e realizamos uma edição mais compacta em 2023”, relembra o diretor.

“Em 2025, nos dedicaremos às comemorações dos 90 anos do instituto. Os eventos do Minas Láctea retornam em julho de 2026, conforme previsto”, completa.