A Prefeitura de Campo Grande segue com a Ação Agro Social, que leva serviços essenciais às comunidades rurais do município. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turístico (Semades), terá sua segunda etapa neste sábado (29), com atendimentos no Acampamento Zumbi dos Palmares e Adjacências, das 8h às 13h.
A ação oferecerá serviços nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública e desenvolvimento rural. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) disponibilizará atendimentos voltados à atualização cadastral, Bolsa Família e CNIS. Já a Secretaria Municipal de Saúde conta com consultas em ginecologia (preventivo), clínica geral, oftalmologia e pediatria, além de vacinação e atendimento odontológico.
A população também poderá solicitar emissão de registros por meio da Sejusp e receber orientações sobre aposentadoria rural, licença-maternidade e sucessão familiar. A Agraer prestará suporte a produtores interessados em crédito rural e no cadastro para o PAA Municipal 2025.
Dúvidas sobre vacinação animal, sanidade agropecuária e cadastro E-fazenda poderão ser esclarecidas com o Iagro. Além disso, o setor Agro da Semades promoverá a doação de mudas de árvores nativas e frutíferas.
Empreendedores e produtores rurais terão à disposição orientações sobre gestão e escoamento da produção. O Observatório do Cooperativismo da UFMS apresentará o aplicativo Mercado Solidário, enquanto o Sebrae prestará consultoria sobre os produtos e serviços voltados ao setor do agronegócio. A Energisa estará presente para atender demandas da comunidade.
Para o secretário da Semades, Ademar Silva Junior, a ação reduz as dificuldades de acesso a direitos e oportunidades para os moradores das comunidades rurais. “Essa ação demonstra nosso compromisso e suporte a essas famílias, promovendo melhorias concretas em suas rotinas. O primeiro evento foi um sucesso com cerca de 500 atendimentos e tenho certeza que está segunda edição será também”, ressaltou.
A primeira fase ocorreu no dia 15 de março, beneficiando moradores das comunidades Sucuri, Aguão e PA Conquista. Já no dia 5 de abril, o projeto chega ao PA Três Corações e regiões vizinhas. A expectativa é atender todas as comunidades rurais ao longo do ano, garantindo maior acesso a serviços básicos.
Com a iniciativa, a Prefeitura busca aproximar os serviços públicos das comunidades rurais, garantindo inclusão social, desenvolvimento sustentável e fortalecimento econômico para os moradores do campo.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra imagem da edição anterior da ação.