Na próxima sexta-feira, 28 de março, Campo Grande sediará a 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul, um evento que promete fomentar o debate sobre a valorização da cultura e história negra no turismo.
A iniciativa é promovida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) e pelo Sebrae MS, com consultoria da plataforma Guia Negro e apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de MS. O objetivo é ampliar a discussão sobre o afroturismo, segmento que tem ganhado destaque nacional e internacional ao valorizar a herança cultural afro-brasileira.
Com 53% da população composta por pessoas negras, conforme dados do Censo IBGE 2022, Mato Grosso do Sul desponta como um destino promissor para o desenvolvimento do afroturismo.
O evento reforça a importância do afroturismo como ferramenta de fortalecimento da identidade cultural e geração de oportunidades para comunidades quilombolas e empreendedores negros no estado. A conferência reunirá especialistas, representantes do governo estadual, profissionais do setor turístico, estudantes e comunidades quilombolas.
O diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, ressalta a importância da Conferência. “Estamos muito felizes em poder apoiar a 1ª Conferência de Afroturismo, que será um espaço de debate e construção coletiva. Mais que um segmento de oferta turística, o Afroturismo é também um movimento de reforço de identidade cultural”.
Durante a Conferência também será lançada, em primeira mão, a logomarca ‘Isto é Mato Grosso do Sul – Afroturismo’, que poderá ser usada na promoção e divulgação do segmento turístico estadual.
Programação
Sexta-feira – 28/03/2025
Local: Auditório do Sebrae MS (Av. Mato Grosso, 1661, Centro, Campo Grande)
Apresentadores: Jornalistas Glória Maria e Guilherme Soares Dias
8h30 – Abertura oficial
9h – Falas institucionais (Fundtur MS, Sebrae MS, Subsecretaria de Igualdade Racial de MS)
10h – Painel: “Afroturismo no MS, Brasil e Mundo”, com Thayná Cambara (empresária), Guilherme Soares Dias (consultor do Guia Negro) e Tania Neres (Embratur)
11h – Debate: “Turismo nos Quilombos”, com representantes das comunidades Tia Eva, Furnas da Boa Sorte, Furnas do Dionísio, Furnas dos Baianos, Comunidade Maria Theodoro, Família Osório, São Miguel e Águas de Miranda
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Retorno com atividade interativa com as comunidades quilombolas
17h – Encerramento do primeiro dia
Sábado – 29/03/2025 (programação fechada para inscritos)
Visita Técnica
8h – Saída da Morada dos Baís (Av. Noroeste, 5.140, Centro, Campo Grande)
9h30 – Chegada à Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio (Jaraguari – MS)
14h – Visita à Comunidade Quilombola Tia Eva (Campo Grande – MS)
17h – Encerramento do roteiro
Débora Bordin, Comunicação Fundtur
Foto: Acervo de Furnas do Dionísio