Uncategorized

Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” promove encontro e atividades de alunos da E.M. “Prof. Walter Carretero” com integrantes do Circo dos Sonhos

Alunos da E.M. “Prof. Walter Carretero” interagiram com os profissionais do Circo dos Sonhos e também apresentaram seus próprios números no picadeiro

A manhã desta quinta-feira (20) foi especial para um grupo de 310 alunos da E.M. “Prof. Walter Carretero”, localizada no bairro Ana Paula Eleutério, na Zona Norte da cidade. Eles chegaram por volta das 9h no Circo dos Sonhos, que está instalado na Av. Dom Aguirre, em Santa Rosália.

Participaram do evento alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, que integram o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, aprendendo esportes e a prática da cultura corporal do movimento. Todos tiveram seu momento de destaque no picadeiro profissional, quando tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades com números envolvendo canto, dança, palhaçaria, acrobacia, equilíbrio e malabarismo.

As crianças também ficaram muito felizes com a visita do prefeito Rodrigo Manga, que participou do evento especialmente para prestigiar as apresentações dos estudantes e também entregou nas mãos de representantes do elenco do circo um quadro com a menção de mérito ao Circo dos Sonhos, pelo trabalho social que vem realizando durante sua temporada no município e também por proporcionar aos alunos da escola municipal a chance de demonstrar suas habilidades no palco.

A diretora da escola, Kátia Machado, vários professores, pais de alunos, além de gestores, de outros profissionais da Secretaria da Educação (Sedu) e do secretário da Educação, Clayton Lustosa, também estiveram presentes.

Na sequência, todos puderam assistir a uma apresentação dos profissionais do circo feita especialmente para a ocasião e, ao seu término, interagir com perguntas dirigidas à equipe do Circo dos Sonhos.

Assim, foi possível descobrir, por exemplo, que a preparação para cada novo espetáculo montado para as caravanas do circo demandam uma preparação de cerca de três meses. E, depois disso, diariamente, os profissionais ainda realizam ensaios nos períodos da manhã e da tarde, para realizarem com maestria todos os seus números e truques circenses. Eles não apenas trabalham, mas convivem juntos, ao longo de boa parte do ano, mas também tiram férias e podem viajar e reencontrar sua família de origem, do mesmo modo que todos os demais trabalhadores.

Para nós, foi muito especial esse contato. Porque nosso espaço é cultural. A gente leva esse espetáculo para o Brasil inteiro, e hoje recebemos um espetáculo aqui. A energia das crianças é incrível! E a gente vê que a linguagem do circo está sendo muito bem trabalhada e difundida na escola. Acreditamos muito na força da educação e isso está sendo levado para os alunos de forma muito leve, vimos que eles estavam se divertindo no picadeiro”, disse Paola Fernandes, funcionária da parte administrativa do circo.

Ela também avalia que, além de o espetáculo ser visto com outros olhos pelas crianças que passam a ter contato com a técnica circense, pode ser uma porta aberta para que algumas crianças se interessem pela área artística profissionalmente. “Essas crianças que já têm contato com a linguagem do circo, quando assistem um espetáculo, assistem de forma diferente. Elas entendem o grau de dificuldade e reconhecem o nível da performance que veem no palco. E pode ser que desta turma, futuramente, surjam novos artistas”, sugere Paola.

Para o professor Edson Francisco Lourenço, que atua com os alunos no projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” da E.M. “Prof. Walter Carretero”, “O evento foi muito importante porque permitiu às crianças visualizarem e experimentarem o que é um circo profissional. Na origem do circo está a improvisação de materiais à mão, e elas vão entendendo que isso é suficiente para desenvolver a arte circense, para se expressar e exercer sua capacidade motora, de movimento. Ao ter contato com o circo profissional, e com a qualidade ao que tivemos acesso, essa percepção é ampliada. Eles andaram nas coxias, viram por trás do palco. Assim, a criança vê que ela também é capaz de se expressar e que o circo é um lugar onde tudo acontece, desde que haja comprometimento com o outro e ela possa se descobrir capaz. O evento acabou consolidando, de forma muito positiva, um trabalho que já é desenvolvido na escola”, ele avalia.

Ficamos muito felizes em proporcionar essa vivência de interação dos alunos da modalidade circo do Projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’ junto aos artistas profissionais do circo. Foi um dia incrível, quando não só os estudantes tiveram a oportunidade de se apresentarem, como protagonistas no picadeiro de um circo profissional, bem como fomos contemplados com uma brilhante apresentação por parte dos artistas. Esperamos que esse dia fique marcado positivamente na memória dos estudantes e que eles levem o prazer dessa experiência para toda a vida”, conclui o gestor do projeto, Rafael Amadio.

Sobre o projeto “Eu Pratico”

O Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da rede municipal de ensino, teve início em 2022 e envolve a prática de 11 modalidades esportivas, no contraturno escolar, ampliando o tempo de permanência dos alunos participantes do projeto na escola. O objetivo é promover o contato dos estudantes com uma variada gama de esportes, que vão do futsal ao xadrez, do vôlei ao badminton, abrangendo também práticas como a dança, a ginástica e até atividades circenses e a prática de skate.

Todas essas atividades promovidas nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal são oferecidas de forma gratuita aos alunos, por professores especialistas nas modalidades escolhidas por eles para lecionar. Além disso, a ação também contribui para a segurança alimentar das crianças, pois é oferecida uma refeição a mais para os alunos participantes. A adesão é voluntária e tem contado com o apoio e incentivo dos pais e responsáveis dos alunos.