Uncategorized

I Simpósio da EJA Profissional destaca parcerias e desafios no IFSP e prefeituras – IFSP

Encontro reuniu servidores do IFSP e de prefeituras parceiras para discutir os desafios e avanços da Educação de Jovens e Adultos

O I Simpósio da EJA Profissional, realizado no dia 11 de dezembro, no IFSP Campus Hortolândia, reuniu cerca de 50 participantes, entre servidores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e de prefeituras parceiras, para trocar experiências e discutir os desafios e avanços da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento, que aconteceu das 8h30 às 17h, contou com a presença da coordenadora-Geral de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Mariângela Graciano.
O simpósio teve como principal objetivo a troca de experiências na atuação da EJA Profissional, envolvendo tanto os campi do IFSP quanto as secretarias de educação de municípios próximos a Hortolândia, como Monte Mor, Bertioga, São Vicente e Campinas. A coordenação do evento foi realizada pelo Campus Hortolândia, com apoio da Diretoria de Educação Básica (DIEB-PRE), e fez parte das atividades do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, conduzido pelo Ministério da Educação.
Durante sua fala, Mariângela Graciano apresentou elementos do Pacto EJA e reforçou a importância da articulação entre as redes de ensino para a superação do analfabetismo e a escolarização da população jovem e adulta. Segundo dados apresentados, cerca de 68 milhões de pessoas com 18 anos ou mais não concluíram a Educação Básica no país. Mariângela também destacou a parceria entre o Campus Hortolândia e a prefeitura local, que resulta na oferta de cursos de qualificação profissional para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Os temas discutidos no simpósio incluíram os desafios da EJA Profissional, como currículo, mundo do trabalho, políticas de permanência e desigualdades sociais, raciais e de gênero. As experiências dos cursos EJA dos campi Hortolândia e Pirituba foram compartilhadas, e metas para 2025 foram traçadas, como a criação do Fórum EJA-EPT (Proeja) do IFSP e a ampliação da participação de outros campi.
Um destaque foi a colaboração entre os servidores do IFSP e os das prefeituras parceiras, exemplificada pela parceria entre o Campus Hortolândia e a Prefeitura local. A prefeitura oferece componentes curriculares da formação geral e o IFSP fornece a qualificação profissional, além de transporte e alimentação para os estudantes.
O evento também foi marcado por relatos impactantes de estudantes da EJA. A professora Leah Negromonte, coordenadora do curso EJA-EPT de Pirituba, apresentou depoimentos de duas alunas, uma delas já formada, que destacaram como a educação transformou suas vidas, proporcionando oportunidades como a criação de um negócio próprio e a aspiração de cursar uma faculdade.
O simpósio demonstrou a importância da continuidade e expansão dessas parcerias para melhorar a oferta e a qualidade da EJA no estado de São Paulo, evidenciando práticas inovadoras como o Espaço Kids, desenvolvido pelo Campus Capivari, fundamental para as estudantes-mães do período noturno.