Uncategorized

Prefeitura de João Pessoa promove I Seminário Municipal de Acolhimento Familiar

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Município promove, nesta quarta-feira (4), a abertura do I Seminário Municipal de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora, com o tema ´Experiências Exitosas’. O evento será realizado no auditório da Faculdade da Paraíba (FPB), na Av. Monsenhor Walfredo Leal, nº 512, no bairro Tambiá.

Com o objetivo de discutir os desafios e avanços do serviço, o evento deve reunir profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e toda rede de proteção do Município. A programação, que se estende até a quinta-feira (5), tem como objetivo capacitar os participantes sobre a importância do serviço de acolhimento em família acolhedora, tanto nos aspectos teóricos como práticos.

“João Pessoa traz, neste primeiro Seminário, práticas exitosas. Mostrando cada vez mais o compromisso de cuidar, e cuidar desde a infância e garantindo direito à convivência familiar e cumprindo o que está estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que é proteger a criança e o adolescente. Para nós é uma honra, enquanto Secretaria, ver o Serviço de Família Acolhedora ofertar esse seminário. E que seja o primeiro de muitos, para que assim possamos, enquanto sociedade e poder público, garantir o direito daqueles que mais precisam”, reforçou a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre.

Programação – A programação da quarta-feira (4) conta com apresentações culturais, mesa de abertura, depoimentos de famílias acolhedoras e a participação do Promotor de Justiça Alley Escorel. Na quinta-feira (5), os participantes vão conhecer um pouco mais sobre a trajetória do acolhimento familiar dentro do serviço, além de acompanhar novos depoimentos de famílias que participam do acolhimento. Além da palestra com o Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Adhailton Lacet, e com a Promotora de Justiça, Soraya Nóbrega.

Família Acolhedora – O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma forma de acolhimento temporário de crianças e adolescentes em residências de famílias previamente selecionadas e capacitadas. O objetivo é garantir a proteção integral das crianças e adolescentes que passaram por algum tipo de violação de direitos e precisaram ser afastados da família, oferecendo atenção individualizada, construção de relações de afeto, constância de cuidados e a convivência comunitária.

Atualmente o serviço conta com 25 famílias participantes, que são acompanhadas por uma equipe técnica, composta por duas psicólogas e duas assistentes sociais. A Lei prevê o prazo máximo de 18 meses de permanência no lar acolhedor. Quando o desligamento está se aproximando, a família voluntária, a que irá receber definitivamente e, em especial, os acolhidos vão sendo preparados para o momento.

Os interessados podem obter orientações na Sede do serviço, localizada na rua Desembargador José Peregrino, nº 72, no Centro, ou pelo email [email protected]. Pelo telefone, (83) 9 8208-0126, também é possível estabelecer esse contato.