Cerca de 40 alunos da Rede Municipal de Educação de João Pessoa estão disputando a final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR) que acontece no Centro de Convenções de Goiânia-GO até o próximo domingo (17). Quatro escolas da rede se destacaram na MNR e receberam Menções Honrosas. Na Mostra, os alunos apresentam seus projetos inovadores que unem tecnologia, educação e impacto social.
Receberam Menção Honrosa os alunos das Escolas Municipais Santa Ângela, Luiz Vaz de Camões, Índio Piragibe e Augusto dos Anjos.
Escola Santa Ângela – Anna Julya Araújo de Oliveira e Byanka Hellen Pereira da Cruz, da Equipe Estrela, estavam contentes com o reconhecimento. “Estamos muito felizes e honradas em termos recebido uma menção honrosa nesta competição tão importante. Você que também estuda em uma escola do município procure seu professor de robótica que vale a pena participar deste projeto”, disse Anna Julya.
A monitora das alunas foi a professora Saryanne Alves Fernandes da Costa que, juntas, criaram o ‘Amigo Guto’, um robô animatrônico que visa trazer ludicidade e inclusão para as salas de aula.
Escola Índio Piragibe – Equipe formada pelos alunos Elias Rodrigues Leandro, Jefferson da Silva Gomes e o monitor Fábio Souza Bezerra. Eles apresentaram o ‘Collection Selection Robot’, um robô de coleta seletiva, com o objetivo de promover a sustentabilidade através da automação.
Também fizeram parte da criação do projeto os alunos João Kevynn Trigueiro Santana e Marcos Antônio Virginio Rocha Leite.
Luiz Vaz de Camões – João Gabriel Leite Lobo e Vinícius Gabriel da Silva Cruz, acompanhados da monitora Thayse Christiane Carneiro de Souza, desenvolveram o ‘E-book Digital’, um recurso educacional projetado para facilitar o processo de alfabetização de crianças. O trabalho foi tão bem elaborado que a dupla recebeu Menção Honrosa pela excelência.
Escola Municipal Augusto dos Anjos – Representada pelos alunos Nicolas Miguel de Aguiar e Milena Alves da Silva. A mediadora foi Maria Olga Pessoa. Os estudantes apresentaram o projeto protótipo ‘Robô monitorador de corais’.
“É importante ressalvar que essas quatro escolas que receberam Menção Honrosa estão concorrendo a uma bolsa financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolverem o protótipo dentro do prazo de um ano. Nós ficamos emocionados ao vermos nossos alunos competindo com escolas privadas, estaduais, municipais, a nível nacional, e eles recebendo Menções Honrosas”, explicou o diretor do Departamento de Robótica da Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec-JP), Elisson Dutra.
Também participaram da MNR os alunos Maria Eduarda Gomes Cavalcante, Arthur da Silva Martins, Maria Clara Souza Ferreira, Isabelle Maria Gomes Costa, Luara Sales Soares e Natália Mirella S. de Pontes. O monitor é Emmanuel da Silva Vicente. Eles representaram a Escola Municipal Bilingue Dom José Maria Pires e apresentaram três projetos inovadores: Ajuda para Cegos, Zeyu – o Astronauta, e Viajando pelo Brasil, que têm como objetivo facilitar a aprendizagem e promover a inclusão educacional.
A Escola Municipal José de Barros também participou com os seguintes alunos: David Lucas Fonseca Marques, Nilton Gabriel Galdino da Silva, Matheus Victor da Silva Oliveira, Hiago Victor Pereira Gomes, David Oharley Ferreira da Silva e Lucas Feliciano dos Santos, com a monitoria de Wadsoney da Nobrega Soares e Antônio Alves Mangueira. Os estudantes desenvolveram três projetos com foco social e de segurança: Coletor de lixo eletrônico, Detector de vazamento de gás e Tornozeleira eletrônica, mostrando o comprometimento com a melhoria da qualidade de vida e a segurança das pessoas.
“Está sendo uma experiência única e gratificante, poder acompanhar e testemunhar o crescimento dos estudantes e ver como a robótica tem transformado a vida de cada um deles. Estou orgulhosa em fazer parte dessa equipe, podendo contribuir para o crescimento educacional deles”, falou Rafaella Ferreira, integrante da equipe da coordenação do Departamento de Robótica da Sedec.