Uncategorized

Prefeitura de Sorocaba alerta sobre tentativa de golpe envolvendo regularização de alvará – Agência de Notícias



1 de novembro de 2024

12:15

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

A Prefeitura de Sorocaba alerta aos contribuintes sobre tentativas de golpe que utilizam o nome da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), para enganar empresas quanto à suposta necessidade de regularização de alvarás de funcionamento. O Poder Público recebeu reclamações sobre situações desse tipo e a orientação é que, em um primeiro momento, não seja pago nenhum valor solicitado.

De antemão, a Seplan informa que a Prefeitura não adota a iniciativa de entrar em contato direto com os cidadãos ou empresas, por telefone, WhatsApp, carta ou e-mail. Portanto, qualquer comunicação desse tipo deve ser considerada suspeita. Caso seja vítima ou tenha conhecimento deste golpe, a recomendação é também registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Reclamações nesse sentido foram registradas pela Seplan, após denúncias de empresas que receberam e-mails falsos, apontando irregularidades na documentação. Os golpistas, se aproveitando da credibilidade da Prefeitura, utilizam logotipos oficiais e se passam por representantes do Departamento de Licenciamento Urbano e Obras.

As mensagens, que parecem legítimas, alegam que as empresas estão irregulares e solicitam um contato imediato para solucionar o problema, ameaçando possíveis sanções caso não seja adotada uma ação recomendada.

A recomendação de segurança e sempre verificar o remetente, prestando atenção ao endereço eletrônico do destinatário. Isso porque e-mails fraudulentos geralmente são enviados de domínios diferentes dos oficiais da Prefeitura. Também é indicado confirmar as informações e, em caso de dúvida, utilizar os canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba para esclarecer qualquer situação.

O balcão de atendimento da Seplan, no segundo andar do prédio da Prefeitura, no Alto da Boa Vista, opera de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Em caso de dúvida, outra opção é ir a uma das Casas do Cidadão Zeladoria, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.