Uncategorized

Equipe de Sertãozinho conquista medalha de prata na 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp – IFSP

Estudantes do curso Técnico em Automação Industrial se destacam em competição nacional

A equipe “EulerEuentender”, composta por Cauê Spanger, Guilherme Previato Carlos e Maria Julia Akemi K. M. Bessa, do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao ensino médio no Campus Sertãozinho, conquistou uma medalha de prata na 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). O feito ocorreu em 1º de setembro, após a equipe participar da fase presencial da competição.
A OMU deste ano reuniu cerca de 2.800 equipes, com as duas primeiras fases realizadas online e a terceira, presencial, ocorrendo na Unicamp nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. O Campus Sertãozinho conseguiu classificar a equipe “EulerEuentender” para a fase final, uma conquista significativa considerando o alto nível da competição.
A estudante Maria Julia destacou a experiência única proporcionada pela olimpíada: “Pudemos conhecer um pouco da Unicamp e reencontrar pessoas de outras cidades que também participaram da prova. A cerimônia foi emocionante”. A competição é conhecida por suas questões complexas, que exigem conhecimentos além do nível de ensino médio, promovendo um ambiente colaborativo. Guilherme Previato Carlos comentou: “As questões se diferenciavam das outras olimpíadas por serem mais complexas e envolverem ferramentas avançadas da matemática do ensino superior.”
A OMU tem características que a destaca de outras competições similares: a prova em grupo, estimulando colaboratividade no fazer matemática, a natureza das questões, nada triviais, exige dos alunos pesquisas e estudos que fazem com que eles adquiram conhecimentos mais avançados do que o seu nível de ensino e a fase presencial que reúne na Unicamp equipes do Brasil todo para a prova e eventos relacionados, possibilitando a interação destes alunos em torno desse interesse comum pela matemática. Nesta edição, a OMU introduziu uma gincana após a prova em grupo. Cauê Spanger falou sobre a novidade: “A OMU definitivamente traz um desafio único que vai além do conhecimento em matemática. O trabalho em equipe exige habilidades como organização, comunicação e colaboração, o que transforma completamente a experiência da prova”.
Esta foi a quarta participação do campus e a primeira medalha do Campus na competição. A professora orientadora da equipe, Patricia Pinheiro, ressaltou a importância da conquista: “Ficamos muito satisfeitos com o resultado e também com a participação. A experiência é enriquecedora para todos, inclusive para os professores, que tiveram a oportunidade de interagir com seus pares durante o evento que contou também com um Mini Simpósio.”
A equipe recebeu a medalha de prata na cerimônia de premiação, realizada no dia 1º de setembro. Maria Julia refletiu sobre o momento: “Sabíamos que tínhamos um bom desempenho, mas a cerimônia ainda trouxe tensão. Conseguir a medalha de prata foi muito satisfatório.” Guilherme acrescentou: “Superamos nossas expectativas e conseguimos levar uma medalha para casa.”
Cauê Spanger já pensa no futuro: “Ganhar prata em uma olimpíada dominada por escolas particulares mostra que a educação pública de qualidade é possível. Agora, nosso foco é alcançar o ouro na próxima edição.”
A 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp não só testou o conhecimento matemático dos participantes, mas também promoveu habilidades como organização, comunicação e colaboração, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional dos alunos.