Minas Gerais é um dos pioneiros no país a desenvolver um plano de segurança hídrica, importante instrumento para avançar na gestão sustentável dos recursos hídricos.
Coordenado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) teve a terceira fase concluída, com a disponibilização dos relatórios para consulta no site oficial do programa.
O documento apresenta mapas e dados das áreas prioritárias para revitalização das bacias hidrográficas em Minas Gerais.
O Plano Mineiro de Segurança Hídrica é uma das fases de planejamento do “Somos Todos Água”, programa estratégico do Governo de Minas para garantir a segurança hídrica e a revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas.
Intervenções estratégicas
“No plano, estão definidas intervenções estratégicas para a garantia hídrica, a partir da promoção de ações integradas e permanentes”, explica Lívia Costa, analista ambiental do Igam e coordenadora do PMSH.
Elaborado pelo consórcio Profill-Engecorps, desde 2022, o plano é financiado por meio de um convênio entre o Igam e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
As próximas fases do plano incluem o desenvolvimento de um banco de projetos e a elaboração de um plano de mobilização, comunicação social e educação ambiental.
Até o momento, o plano avançou significativamente em várias etapas, incluindo a execução do plano de trabalho, estudos e levantamento, e o mapeamento de áreas prioritárias.
Já foram realizadas nove oficinas, além de diversos eventos de apresentação e divulgação dos resultados.
Clique aqui para acessar os relatórios da terceira etapa do PMSH
Conheça os resultados da etapa neste link.