Uncategorized

Agência Minas Gerais | Governo de Minas  inicia ciclo de oficinas “Minas Contra o Desmatamento”

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), iniciou, nesta semana, ciclo de oficinas que integra ações do Minas Contra o Desmatamento. 

O termo de compromisso assinado entre Estado e municípios desenvolve ações preventivas conjuntas e articuladas para redução do desmatamento ilegal.

O trabalho, iniciado efetivamente em setembro de 2023, envolve municípios que se destacaram em relação ao número de alertas de desmatamento no primeiro trimestre de 2023. São eles Buritizeiro, Coromandel, Januária, João Pinheiro, Paracatu, Santa Fé de Minas e Três Marias.

A base  é o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento, que prevê o fortalecimento do diálogo com setores produtivos e governos municipais. Primeira ação foi realizada nesta quinta-feira (22/8), em Paracatu, no Noroeste de Minas.

Iniciativa

A oficina teve a participação do Sindicato de Produtores Rurais, instituições do setor produtivo e prefeitura municipal. Ao todo, estiveram presentes 52 pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais, lideranças comunitárias, consultores, empresas, agentes públicos, entre outros.

O objetivo do programa é capacitar os parceiros municipais quanto à regularização ambiental dos imóveis rurais, em especial para apoiar os proprietários que já estão sendo notificados em função na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e para o fomento ao passivo de recuperação da vegetação.

“Além de levar informações sobre a adequação ambiental, as oficinas repassam dados sobre os atos autorizativos e sobre a fiscalização preventiva, apontando os caminhos para o melhor uso e ocupação do solo e para a legalidade no manejo dos recursos naturais na produção rural”, ressalta a analista ambiental do IEF e mobilizadora social do Programa PRA Produzir Sustentável em Minas Gerais, Janaína Mendonça Pereira.

“A implementação de ações orientativas e preventivas é de extrema relevância para alcançar resultados notáveis e promover mudanças de pensamento. A parceria entre a Semad e o IEF demonstra que, trabalhando juntos, somos capazes de atingir resultados muito mais elevados”, pontua Larissa Madureira Martins, diretora de Estratégia em Fiscalização da Semad.

Diálogo

O analista ambiental Carlos de Oliveira Teixeira, do IEF, falou na oficina sobre a importância do envolvimento do terceiro setor no evento. 

“Tivemos a participação de produtores e até de consultores financeiros. Nosso evento abrange todo o ciclo, porque pega as pessoas da porteira pra dentro e da porteira pra fora para promover a regularização e a adequação das propriedades rurais”, avalia.

Raul César Nogueira Melido, que atua como consultor ambiental no Noroeste de Minas, classificou a oficina como “esclarecedora”. 

“Tanto a comunidade produtiva como os consultores se beneficiaram bastante dessas orientações trazidas na oficina”, completou.

As próximas oficinas do programa já estão agendadas para o mês de setembro nos municípios de Januária, Coromandel e João Pinheiro.