A Travel Next Minas – Meu Negócio é Carnaval encerrou com recorde de público e um saldo de R$ 104 milhões estimados em conversão de vendas. Desse montante, R$ 44 milhões foram gerados apenas na rodada de negócios entre compradores nacionais e representantes do Carnaval de Minas Gerais, promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
O valor representa um crescimento de 160% no volume de negócios em relação a 2023, quando o cálculo foi de R$ 40 milhões. Além disso, 5.123 pessoas passaram pelo Expominas, em Belo Horizonte, nos dois dias da feira nacional de turismo até sábado (17/7). O número é 46% maior do que o da primeira edição, no ano passado.
Minas Gerais ainda recebeu o prêmio Destino Inovador, pelo uso de inteligência artificial como forma de entreter e engajar agentes de viagens e o trade turístico. Essa e outras ações do Governo de Minas, implementadas pela Secult-MG, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), garantiram a aprovação do público.
Cursando técnico em guia de turismo pelo Senac, a mineira Renata Cristina acredita que a experiência na Travel Next Minas foi enriquecedora. “O evento está muito bacana, traz muitas peculiaridades de cada cidade, com as suas características principais, e fomenta o turismo regional em Minas Gerais”
“E a gente ainda fica conhecendo essas regiões que são tão ricas em gastronomia, em ecoturismo, no turismo de aventura, sem contar os momentos históricos e culturais que temos a proporcionar”, disse a futura guia de turismo.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, o rápido crescimento entre as duas edições da Travel Next casa com a liderança de Minas Gerais, há dois anos, no aumento da atividade turística no Brasil.
“Superamos todas as marcas em relação à primeira edição. Tivemos 22 operadoras este ano, o dobro de 2023, um público 46% maior e 60% a mais de volume de negócios. Esses números deixam claro a credibilidade do turismo e da cultura de Minas Gerais”, avaliou o secretário.
A diretora e idealizadora da Travel Next Minas, Rubia Coser, aproveitou o sucesso do evento para já anunciar a edição 2025. “Agosto é o nosso mês. A Travel Next de 2025 já é uma realidade para este mês, já está no forno”, antecipou, destacando os participantes internacionais na feira, como Washington DC (EUA), Curaçao e Peru.
Ela ainda elogiou as 22 operadoras que participaram nos smart estantes, com salas de reuniões. “Essa é a confiança que fará da Travel Next um dos melhores eventos B2B (de negócio para negócio) do Brasil”, projetou Rubia Coser.
Cozinha mineira
O encerramento da Travel Next aconteceu justamente no Dia Nacional do Pão de Queijo. Para celebrar a data, foram oferecidos 1,5 mil pães de queijo feitos pela Pão de Queijaria.
“O pão de queijo é uma identidade muito forte de Minas Gerais. Quando pensam na comida, pensam no mineiro. Estamos muito honrados de, junto com a Secult-MG, elevar a gastronomia de Minas ao patamar que está hoje”, comemorou Felipe Reis, sócio-proprietário da Pão de Queijaria.
Essa foi apenas uma das muitas delícias preparadas no estande Minas Gerais, que, em dois dias de feira, realizou 12 cozinhas vivas e serviu 4 mil porções aos visitantes da Travel Next.
Entre as degustações servidas no local estavam a sobremesa mais tradicional de Lagoa Dourada, o rocambole, feito pela Chef Heloisa Andrade, e a broa cremosa de fubá com queijo Minas, preparada pela chef Mariana Corrêa. Cachaças, vinhos e outros quitutes também fizeram a festa do paladar dos visitantes.
Quem também se destacou com o prêmio de prato vencedor do estande Minas Gerais foi a professora Marillac Luiza Celestino, de Barão de Cocais, com “Comida de Mãe”, que consiste em costelinha confitada ao barbecue de rapadura e goiabada cascão, acompanhada de musseline de mandioca e farofa crocante.
“Foi uma experiência enriquecedora cozinhar aqui, ter a reação das pessoas diante do sabor, da explosão de aromas e texturas”, contou a autora do prato, que considera muito importante divulgar a cozinha mineira para o Brasil e para o mundo.
“Precisamos valorizar ainda mais o nosso produto, o ingrediente da terra, as coisas do nosso quintal. A cozinha mineira é isso. Não é à toa que a gente ganhou como melhor povo anfitrião da gastronomia”, lembrou Marillac Celestino.
Meu negócio é Carnaval
O grande destaque da edição da Travel Next Minas 2024 foi o Carnaval. Na sexta-feira (16/8), dia de abertura do evento, o espaço “Meu Negócio é Carnaval” foi palco para a bem-sucedida rodada de negócios realizada pelo Sebrae, em parceria com a Secult-MG.
Lá estiveram 30 escolas de samba, ligas e blocos caricatos com 13 fornecedores, entre agências de publicidade, produtores de eventos e organizadores de eventos.
A coordenadora de Economia Criativa no Sebrae Minas, Nayara Bernardes, salientou a importância da feira. “A Travel Next conecta os negócios turísticos com os compradores. A ideia é justamente oferecer um novo produto turístico para os compradores, os turistas finais ou a população”.
“Porque o Carnaval consiste em uma manifestação cultural que traz a identidade daquele local, mas que pode ser utilizado também como negócio. Com isso, os blocos de carnaval podem ter negócios durante todo o ano, não somente no mês do carnaval ou imediatamente antes”, completou Nayara Bernardes.
A feira “Meu Negócio é Carnaval” também sediou a apresentação do primeiro edital do Carnaval da Liberdade 2025 da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A seleção destinará R$ 4 milhões para projetos ligados ao pré-Carnaval, estimulando a geração de emprego e renda ligado à folia durante o ano.
Em 2024, o Carnaval de Minas gerou R$ 4,7 bilhões para o estado.
No local, ainda foi apresentado o filme “Carnaval de São João del-Rei – A Festa Barroca do Povo Mineiro” e foram promovidas três palestras ligadas ao tema, conduzidas pela equipe de fomento da Secult-MG e por Leopoldo Nóbrega, sobre as experiências do Galo da Madrugada, bloco do Recife (PE) considerado o maior do mundo, na geração de renda dentro e fora do período carnavalesco.
Expositores aplaudem edição 2024
A Travel Next 2024 cresceu não apenas em números, mas também no seu espaço físico. A locação no Expominas, um espaço maior do que o da primeira edição, foi aplaudida por Renato Alves, sócio-diretor da Viagens Promo.
“É o nosso segundo ano na Travel Next. A feira veio para um lugar mais amplo e ficou mais tecnológica, com estandes bem grandes”, disse, destacando, no entanto, o papel do relacionamento para o aumento dos negócios.
“A gente tem parcerias também com a rede hoteleira, alguns receptivos, que fazem esse negócio ser grandioso. Tem muito dinheiro investido aqui, mas o que traz o retorno é o relacionamento, ter esse contato com o agente de viagem para promover o negócio”, analisou Alves.
Também satisfeita com os resultados econômicos da feira turística, a expositora Vanessa Lima apresentou e vendeu ao público algumas das cachaças, mel, geleias e doces do Santa Fé Empório.
“Está sendo um sucesso, graças a Deus. O evento é maravilhoso, muito bem montado e selecionado. Tomara que eu possa estar presente nas próximas”, aguarda Vanessa.