O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), esteve presente na inauguração do Edifício de Laboratórios I, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no campus Florestal, nesta quarta-feira (14/8).
A obra foi concluída com parte dos recursos de R$ 70 milhões recebidos pela UFV pelo programa de Apoio às Universidades Federais de Minas, do Governo de Minas. O complexo conta com vários laboratórios para atendimento às atividades de ensino e pesquisa de cursos técnicos, graduação e pós-graduação nas áreas de conhecimento das Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, Exatas e Tecnológicas.
Presente na inauguração, a secretária adjunta de Estado de Educação, Fernanda Neves, destacou a inovação do governo estadual em investir na qualidade da educação superior em instituições federais. “Foi até destacado pelo reitor essa novidade histórica na relação entre estado e universidades federais. Mas, quando estamos investindo na educação, estamos investindo no desenvolvimento do estado como um todo. Por isso, a importância de parcerias como essa”, disse.
O reitor da UFV, Demetrius Silva, agradeceu os esforços do Governo de Minas Gerais. “Trabalhamos de perto e junto com a Secretaria de Estado de Educação, que assumiu um desafio grande para ajudar a realizar esse sonho do Campus Florestal da UFV”, destacou.
Além do edifício de laboratórios em Florestal, estão previstas inaugurações no Campus Rio Paranaíba e no Campus Principal da UFV, em Viçosa. As obras incluem bibliotecas, laboratórios, salas de aula e museus com o objetivo de aumentar o número de estudantes atendidos, espaços utilizados pela comunidade externa e a modernização da estrutura acadêmica e física da instituição.
Apoio às Universidades Federais de Minas Gerais
Criado em 2021, o Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas Gerais destinou mais de R$ 500 milhões às instituições com o objetivo de promover a integração entre as universidades públicas federais localizadas no estado.
Onze universidades federais em Minas Gerais foram beneficiadas pelo programa para o desenvolvimento de diversos projetos. São elas: Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Os convênios foram firmados em 2022 com a viabilização de recursos destinados à realização de obras, aquisição de mobiliário e equipamentos. Os montantes foram efetivados em pagamentos únicos ou em parcelas, com a condição de apresentação de relatórios de monitoramento.