A Semana Estadual das Juventudes 2024 foi aberta nesta segunda-feira (12/8), no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Belo Horizonte. Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), a iniciativa tem como tema “Juventude em Movimento, Nossa Liberdade, Nossa Vez!” e busca desenvolver a inclusão e o fortalecimento de jovens em todo o estado.
Durante a cerimônia de abertura, Ricardo Dutra, secretário adjunto da Sedese e subsecretário de Direitos Humanos, enfatizou a importância de criar espaços para que os jovens possam se expressar e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas. “A Sedese está, cada vez mais, se aproximando dos jovens, para adequar as políticas às necessidades da juventude mineira. Essa articulação é fundamental para que a gente tenha esses jovens como protagonistas”, afirmou.
Juventude em Movimento
O primeiro dia do evento contou com uma série de atividades, incluindo oficinas, exposições, apresentações artísticas e atividades esportivas. Um dos destaques foi o Global Youth Meeting 2024 que reuniu jovens de diferentes países para discutir temas de relevância global.
Ao participar das discussões, a estudante japonesa Raquel Suzuki destacou a importância desse tipo de evento como um espaço para engajar a juventude. “É uma oportunidade para que os jovens de Belo Horizonte e de Minas Gerais se interessem mais por temas globais, como as mudanças climáticas”, pontuou.
O encontro internacional, que continua até esta terça-feira (13/8), aborda temas como “Inclusão Social e Redução da Pobreza”, “Governança Global e Desenvolvimento Sustentável” e “Políticas Climáticas Globais”. Para Rosa Ramirez, indígena colombiana que também participou das atividades, esses espaços são cruciais para preservar saberes tradicionais e dar voz à juventude em questões urgentes, como a pobreza e o desemprego.
Destaques da Programação
Ao longo da Semana Estadual das Juventudes 2024, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) vai abrigar uma série de projetos e iniciativas juvenis. Entre eles, destaca-se a Feira Perifeira, uma construção coletiva de jovens artistas e empreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, que contará com apresentações artísticas e atividades esportivas, como jogos de mesa.
Em Teófilo Otoni, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri terá o “I Palco com a Diversidade em Cena”, evento que celebra a diversidade e a inclusão entre os jovens, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para a expressão de diversas identidades.
A programação da Semana das Juventudes se estende até o dia 18/8 e inclui ingressos gratuitos para eventos diversos, como o “Concertos para a Juventude” (do Instituto Cultural Filarmônica na Sala Minas Gerais) e para a partida do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino entre América e São Paulo.
Os interessados em participar das atividades podem acessar a programação completa no Portal do Sistema Estadual dos Direitos Humanos (SER-DH). Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público jovem.