O Governo de Minas Gerais apresentou, nesta semana, a equipe de sustentação do projeto Valores e Práticas. Composta por servidores, a equipe vai dar suporte no processo de gestão e fortalecimento da cultura do Estado, reforçando as práticas e os comportamentos desejados no Executivo estadual para aprimorar o serviço público mineiro de forma permanente.
Essa é mais uma etapa da implementação do projeto, conduzido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), com apoio da Comunitas e parceria técnica da consultoria Betânia Tanure Associados (BTA). A iniciativa teve início em 2020, com os gestores estaduais, e foi expandida para os servidores.
O evento foi realizado no Prédio Tiradentes, na segunda-feira (5/8), com a participação da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, e da subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel. Na oportunidade, os gestores reforçaram a importância de os servidores acessarem a Jornada da Cultura Organizacional, que está disponível on-line e contribui para apoiar os servidores nas suas atividades, fortalecendo a cultura proposta no Valores e Práticas.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão assinalou que esse é um projeto de Estado, que deve ser sólido e permanente.
“Esse processo é muito importante para o serviço público e para nós enquanto servidores, que sabemos da relevância do nosso trabalho para a população. Nosso propósito é aprimorar nossa atuação, que já é de qualidade, para que cada vez mais nosso serviço público seja reconhecido positivamente. Por isso, a equipe de sustentação é fundamental, e é essencial que os servidores se envolvam no processo, acessando ferramentas como a Jornada”, afirmou Camila Neves.
Para a formação das equipes de sustentação, foram indicados servidores que irão apoiar os demais agentes públicos no processo de internalização da cultura organizacional do Estado – que valoriza comportamentos como iniciativa, proatividade, integração e desburocratização dos serviços.
Entre as funções a serem desempenhadas por esses servidores estão implementar estratégias e projetos de sustentação e atuar como multiplicadores das ações de cultura, estimular os gestores a se engajar na solução de problemas e propor boas práticas para as equipes.
No evento, foram reforçados os conceitos do projeto para subsidiar as equipes de sustentação. Os integrantes também participaram de dinâmicas e atividades com o objetivo de fortalecer a atuação necessária para que os comportamentos e atitudes sejam incorporados ao cotidiano de trabalho do funcionalismo público mineiro.
Jornada da Cultura Organizacional
No Valores e Práticas, a gestão da cultura é chamada de “Nosso Jeito de Ser e Fazer”, e aponta os comportamentos que fortalecem os objetivos propostos – nós fazemos – e os que não contribuem para esse aprimoramento – nós não fazemos – que devem ser observados na rotina de trabalho.
Para reforçar esse entendimento, o Governo de Minas disponibilizou aos servidores de secretarias e órgãos autônomos a Jornada da Cultura Organizacional. A jornada é uma atividade on-line e individual, em que são apresentados conteúdos sobre cultura organizacional e mudança, com objetivo de apoiar os servidores nas suas atividades do dia a dia.
“A cultura é um processo permanente e coletivo, que é construído mão a mão por cada um dos servidores. Então, a participação de todos é essencial para a consolidação das boas práticas no Governo de Minas. Além de estabelecer os valores e comportamentos, significa também um resgate do que a gente já pratica e um reforço, não só para nós, mas que esteja visível para todas as pessoas que trabalham, que atuam e que recebem os nossos serviços”, destacou a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel.
Clique aqui para acessar a Jornada da Cultura Organizacional. Para saber mais sobre a Equipe de Sustentação procure a área de Recursos Humanos da sua Secretária e Órgão.