Agência Minas Gerais | Três iniciativas de Governo Digital da Seplag-MG são finalistas no prêmio Abep-TIC

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) é finalista em três categorias do Prêmio de Excelência em Governo Digital da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Os vencedores serão revelados no dia 9/8, no Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) 2024, que será realizado no Rio de Janeiro.

Um dos finalistas é o Automatiza.MG, projeto da Seplag-MG que utiliza tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para otimizar processos no Governo de Minas. Ele concorre na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo”. O projeto já capacitou mais de 1.035 servidores e criou 29 robôs que reduziram em mais de 1300 horas de trabalho humano por mês, aumentando a eficiência na prestação de serviços públicos para o cidadão.

Outro finalista é o projeto de identificação do impacto do Conecta Gov.Br, programa do Governo Federal que permite a troca automática de informações entre sistemas, na simplificação dos serviços estaduais, que concorre como “Melhor Solução de Governo Digital para Governança Digital”. A metodologia utilizada pela Seplag-MG identifica, nos processos mineiros, os potenciais ganhos de integração com informações da União, reduzindo a burocracia e aprimorando o atendimento aos cidadãos.

O terceiro finalista é o projeto de implantação da autenticação biométrica da conta Gov.Br nos terminais de autoatendimento das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que concorre na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo”. A iniciativa possibilita a autenticação do cidadão por meio da digital à sua conta Gov.Br, dispensando o uso de senhas para acesso aos serviços públicos. A solução aumenta a segurança e a confiabilidade dos dados e diminui o tempo médio de atendimento.

“Essas indicações confirmam que a Seplag-MG está trabalhando no rumo certo, apresentando melhorias reais aos cidadãos e aos servidores mineiros, e buscando mecanismos para garantir eficiência e segurança nos processos administrativos”, destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.

Transformação digital em Minas Gerais

Com o objetivo de aprimorar os serviços prestados para a população, o Governo de Minas vem investindo em políticas voltadas para o Governo Digital, que tem como diretrizes a disponibilização dos serviços públicos em uma plataforma única para acesso às informações, a transparência, a desburocratização, o uso da linguagem simples, entre outras.

Mais de 81% das etapas dos serviços públicos de Minas Gerais podem ser realizados de forma digital. O Portal MG (www.mg.gov.br) conta com mais de 1.200 serviços disponíveis para os cidadãos, empresas e municípios. Já o MG App, aplicativo do Governo de Minas, tem quase 5 milhões de usuários cadastrados e mais de 100 serviços de diferentes órgãos estaduais. Essas e outras ações fizeram com que o Índice de Transformação Digital (ITD) do Estado aumentasse 30% desde 2019.

“Estamos trabalhando para facilitar o acesso da população aos serviços públicos, realizando atendimentos ágeis e práticos, e evitando que o cidadão mineiro precise fazer grandes deslocamentos para resolver suas demandas. Essas medidas transformam a relação entre o Estado e o cidadão”, ressalta o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Prêmio Abep-TIC

O Prêmio Abep-TIC tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizam a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.