O Governo de Minas lançou nesta semana a Campanha “Nota Fiscal Mineira”, programa da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) que vai garantir prêmios que vão de R$ 100 a R$ 1 milhão. A iniciativa busca estimular a consciência cidadã e incentivar os consumidores a exigir a nota fiscal nas compras.
Tendo como mote “pedir a nota com CPF pode valer uma nota”, a campanha mostra, de forma divertida, que além de ser um exercício de cidadania, pedir a nota fiscal pode garantir bastante dinheiro.
Inicialmente, a campanha é composta por três filmes, em formato de teasers, com veiculação na internet. Neles, pessoas que estão fazendo compras em estabelecimentos comerciais, após efetuarem o pagamento dos produtos, são surpreendidas, por uma voz em off, perguntando se elas não estão esquecendo de nada naquele momento.
Posteriormente, dois outros filmes, de 30 segundos cada, também voltados para o meio digital, revelam que os teasers anteriores se tratavam na Nota Fiscal Mineira.
As peças da campanha, que se estende até outubro, explicam, de forma bem-humorada, como o mineiro pode concorrer aos prêmios. Para isso, basta baixar o aplicativo e sempre solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal. Além das redes sociais, as peças alcançam também rádio e televisão.
O programa da SEF estimula a cidadania e pode ser uma importante ferramenta no combate à sonegação. Atualmente, em Minas, são emitidas aproximadamente 325 milhões de notas fiscais por mês. No entanto, com a iniciativa, a expectativa do Governo de Minas é a de que as emissões do documento fiscal cresçam ainda mais no estado.