Um passo importante para mudar o futuro de quem sempre sonhou com uma especialização em nível universitário, mas teve que adiar a conquista por alguns anos. Assim pode ser definido o Trilhas de Futuro Educadores na vida do professor de geografia Talisson de Souza Lopes, da Escola Estadual Henrique de Souza Filho, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ele é um dos primeiros estudantes do mestrado do projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Talisson acabou de concluir a pós-graduação em Direito Ambiental, na Escola de Ensino Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte.
“É uma realização profissional, não sei se chegaria ao título de mestre se não fosse o Trilhas Educadores. Essa conquista é graças ao programa”, conta o professor, que pretende ir além.
“Meu sonho ainda não parou, agora meu objetivo é o doutorado, que ficarei muito feliz e honrado se fizer pelo Trilhas Educadores, esse projeto fantástico de valorização dos servidores”, diz. O professor de Geografia agora pretende levar todo conhecimento para aprimorar as aulas na unidade onde leciona e melhorar a qualidade do ensino público.
Criado em 2022, o Trilhas de Futuro Educadores oferece, gratuitamente, cursos de Aperfeiçoamento, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu para servidores da SEE/MG. O Estado está investindo cerca de R$120 milhões no projeto para custear os cursos e pagamentos de diárias e transporte para os servidores beneficiados.
Transformar a educação pública mineira
Com duas edições lançadas e uma terceira em andamento, o projeto tem como objetivo promover a valorização dos servidores da rede estadual mineira, aprimorando as suas competências e habilidades, além de contribuir para aperfeiçoar a qualidade do ensino ofertado na rede estadual pública mineira.
Aproximadamente 10 mil servidores já foram contemplados, lotados em diversos municípios das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), da Unidade Central, além das instituições vinculadas à SEE/MG, como as fundações Caio Martins (Fucam) e Helena Antipoff (FHA).
Impacto na vida profissional e pessoal
A analista educacional e inspetora escolar da SRE de Uberaba, Edilaine Mendes Dias de Andrade representa este universo de servidores. O mestrado surgiu em sua vida de forma inesperada e ela não pensou duas vezes para abraçar a oportunidade.
“O curso trouxe um amadurecimento e visão mais ampla de vida, me ajudou a compreender as políticas educacionais de forma mais assertiva, enriquecendo de forma significativa minha carreira profissional”, diz.
Edilaine descreve sua formação e como planeja ajudar na formação dos estudantes. “Cursei Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino Aprendizagem, estudando a educação financeira como disciplina eletiva no Novo Ensino Médio. Escolhi essa temática porque acredito que a educação financeira é fundamental na formação dos jovens. Com essa formação, pretendo ajudar outras escolas na escolha consciente e participativa das eletivas”.
Edições
Na primeira edição, houve oferta de cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado a todos os servidores efetivos e estáveis da SEE/MG. Na segunda edição, além dos cursos de mestrado e doutorado, houve oferta de cursos de aperfeiçoamento abertos a todos os servidores efetivos, contratados, convocados, recrutamento amplo, além dos efetivos da Fucam e FHA.
Na terceira edição, que está com inscrições abertas para credenciamento das instituições, serão ofertadas mais 250 vagas de mestrado aos servidores efetivos e estáveis. Os interessados que cumprem os requisitos para as vagas poderão se inscrever a partir do dia 13/8.
Credenciamento IES
Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em ofertar cursos por meio do Projeto Trilhas de Futuro Educadores, da SEE/MG, devem realizar seu credenciamento até 30/7. O processo está aberto para instituições públicas e privadas que disponibilizam vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado) nas áreas mencionadas no edital.
O Edital de Credenciamento 01/2023 está disponível no site da SEE/MG com todas as informações e critérios de seleção. Para participar do projeto, as IES devem enviar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do Governo de Minas Gerais, a documentação exigida no edital até o dia 30/7.
As vagas de mestrado para a contratação em 2024 são em seis temáticas: Gestão de Projetos, Gestão Pública e Sociedade, Políticas Educacionais, Gestão e Avaliação da Educação Pública, Docência: Formação, Trabalho e Práticas Educativas e Gestão da Inovação.
As instituições já credenciadas para oferecer o Trilhas de Futuro Educadores, com documentação vigente, também podem se inscrever para oferecer cursos nesta nova etapa. Neste caso, é necessário apresentar um novo formulário da Proposta Técnica Pedagógica, conforme especificado no edital.
As IES podem solicitar mais informações e esclarecimentos sobre a reabertura do edital pelo e-mail [email protected] e pelo site do Trilhas de Futuro Educadores.