O Governo de Minas amplia mais uma vez o alcance do Emergência MG – serviço de acionamento das forças de segurança por meio da internet -, que passa a estar em 61 municípios a partir desta sexta-feira (28/6).
Essa é a quarta fase de expansão depois que o projeto foi lançado pelo governador Romeu Zema, em dezembro de 2023.
O acionamento da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, também pela internet, agora será possível em 27 novos municípios, alcançando mais de 1 milhão de mineiros.
Ao todo, nas 61 cidades em que está presente, o Emergência MG ficará disponível para mais de 6 milhões de pessoas, o que representa 29% da população do estado.
De forma pioneira no país, o Emergência MG possibilita que o usuário possa pedir ajuda para qualquer uma das três forças de segurança usando a mesma plataforma, via chat.
Há mais de uma forma de acionar o Emergência MG: no site próprio do serviço (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo do Governo de Minas (MG App) e pelo Telegram (buscando na lupa de busca por Emergência MG).
Na primeira fase, o serviço foi lançado em Lagoa Santa, como projeto piloto e, depois dos testes realizados, expandido para a capital e outros oito municípios.
Na terceira fase foram mais 24 cidades que passaram a ser atendidas e, agora, outras 27, totalizando 61 municípios que já podem chamar as polícias e os bombeiros por meio de um chat de fácil navegabilidade, além de intuitivo e de resposta rápida.
A escala gradativa busca garantir total segurança à alta demanda gerada pelo acionamento dos tridígitos 190,197 e 193.
Histórico
Durante décadas, a única forma de acionamento das polícias e bombeiros em Minas foi apenas por telefone: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193).
O novo serviço vem somar e é, ainda, um canal inclusivo, pois permite que seja utilizado por pessoas surdas.
A interface com a tecnologia possibilita também, de forma segura, o compartilhamento de localização, envio de fotos e a realização de vídeo chamadas. Essa última possibilidade pode ser decisiva, por exemplo, para uma pessoa que necessita de rápida orientação para a realização de manobras para desengasgar alguém.
“Essa é mais uma expansão significativa, em um curto espaço de tempo, desde o lançamento do serviço. Desejamos que nos próximos meses novas expansões possam levar o serviço para cada vez mais mineiros, num esforço conjunto de garantir atendimento seguro e de qualidade em outra plataforma, e não somente por meio da ligação”, ressalta o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.
O Emergência MG, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Prodemge, TabControl e Seplag.