Com o intuito de valorizar os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, a Rede Hemosul MS, por meio da ETSUS (Escola Técnica do SUS) Professora Ena de Araújo Galvão e ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser, realizou na segunda-feira (24) o ‘1º Encontro Rede Hemosul – Team Building 2024’, na ETSUS, em Campo Grande.
Com o objetivo de fortalecer as equipes e a promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, a iniciativa proporcionou um espaço de reflexão sobre a importância do papel do líder, a gestão de conflitos e a comunicação eficiente, estimulando os relacionamentos interpessoais nos processos de trabalho na área da saúde.
Para o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, o encontro auxilia na construção de um ambiente profissional integrado. “Espero que vocês possam ter uma oportunidade ímpar de construir o amálgama que é fundamental na junção de um serviço de saúde como é o do Hemosul, mas que depende do trabalho multiprofissional de várias equipes ao longo do estado para que os pacientes necessitados de transfusão sanguínea possam ter a oportunidade de ter uma hemotransfusão com qualidade e segurança em qualquer espeço, qualquer município, em qualquer unidade de saúde desse estado”.
Durante a manhã, os servidores puderam conferir as palestras ‘Desafios e Avanços da Rede Hemosul’ e ‘Projeto Regionalização da Saúde em Mato Grosso do Sul: Unidades Hospitalares em âmbito Estadual’ ministradas pela coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres, e pelo assessor da Assessoria Técnica Médica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Dr. João Ricardo Filgueiras Tognini, respectivamente. Já para a gincana, os servidores foram divididos em 3 equipes – Tipo A, Tipo B e Tipo O – com a intenção de mesclar os setores a fim de realizar a integração entre eles para a realização das atividades propostas.
De acordo com a gerente de Assessoramento Pedagógico da ETSUS, Ewângela Aparecida Pereira, o ‘Team Building’ é uma oportunidade de mostrar as potências das equipes. “Pensamos com muito carinho nas atividades e a proposta, na verdade, foi uma gincana onde cada um pode demonstrar as suas potencialidades”.
A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres, considera que o encontro foi muito importante para os gestores da Rede Hemosul. “A dinâmica do ‘Team Building’ mostrou os pontos fortes da equipe e também os pontos fracos que precisam ser melhorados para fortalecer o grupo e assim melhorar os fluxos de trabalho. Além disso, pudemos nos aprofundar em relação às projeções de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul com as Rota Bioceânica e Corredor da Celulose e os impactos nas demandas de Hemocomponentes no estado”, refletiu Marina.
‘Team Building’ possibilita que as equipes discutam e reflitam sobre seus processos de trabalho, contribuindo para que os servidores compreendam a totalidade do trabalho que seu órgão público realiza, além de, com isso, favorecer o protagonismo, a criação de vínculos, o envolvimento e comprometimento com os projetos e metas a serem atingidas pela organização.
“Momentos como esse são uma oportunidade de darmos as mãos e fortalecermos ainda mais as nossas equipes”, definiu o superintendente de Relações Intersetoriais da SES, Antônio Lastória. O encontro também foi um momento de descontração e confraternização entre as equipes da Rede Hemosul.
A programação seguiu nesta terça-feira (25) com reuniões setorizadas e troca de experiências entre os servidores da rede no Hemosul Coordenador, em Campo Grande.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Kamilla Ratier