O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI-Rio), sob a gestão da Secretaria Especial de Cidadania, promoverá, nesta quinta-feira (20/6), a roda de conversa “Acesso aos direitos da população refugiada e imigrante no município do Rio de Janeiro”, em comemoração ao Dia do Refugiado, celebrado em 20 de junho. O debate contará com Aline Thuller, representante da organização Cáritas; Dianduala Nguidi, coordenadora executiva de Direitos Humanos da Secretaria Especial de Cidadania, e Chez Kimberly, chef de cozinha congolês. O evento se iniciará às 9h, na sede do CRAI-Rio, localizado na Rua Bento Ribeiro, 86, no bairro da Gamboa, no Centro.
– Refugiados que deixam sua pátria e se deslocam pelo mundo em busca de melhores condições de vida são pessoas que precisam de acolhimento, integração e oportunidades. O CRAI-Rio é um espaço pioneiro no município para atendimento a essa população. Debater o tema é importantíssimo para dar mais visibilidade a essas questões tão importantes que são a imigração e o refúgio – afirmou o secretário especial de Cidadania, Leandro Pereira.
CRAI–Rio: referência em acolhimento
Inaugurado em 7 de janeiro de 2023, o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI–Rio), localizado no prédio do Mercado Popular Leonel de Moura Brizola, na Gamboa, é destinado ao apoio a imigrantes, refugiados e apátridas recém-chegados ao Rio de Janeiro. No espaço, há oferta de ações de assistência social, jurídica, psicológica, de educação e desenvolvimento econômico. O atendimento abrange questões como regularização para documentação e regularização migratória, além de aulas de Português e inclusão digital.
Desde a sua criação, o CRAI-Rio já realizou mais de três mil atendimentos.
Roda de conversa
Tema: Acesso aos direitos da população refugiada e imigrante no município do Rio de Janeiro
Data: 20/6
Horário: 9h
Local: Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI-RIO)
Endereço: Rua Bento Ribeiro, 86, Gamboa – Centro/Rio de Janeiro
Categoria: