A terceira edição do projeto Pré-Junino chega ao último final de semana de apresentações. Realizado aos sábados e domingos do mês de maio, o evento é uma prévia do Festival de Quadrilhas Juninas da Capital, que acontece no mês de junho. Neste final de semana, a festa será nos bairros do Roger e Torre.
“Os Pré-Juninos têm mostrado a grandiosidade e a capacidade criativa das nossas quadrilhas juninas. Todas estão extremamente preparadas para os nossos festivais. Elas dão um brilho grandioso à nossa cidade. Em cada movimento, cada passo, cada gesto dos bailarinos e das bailarinas de quadrilha, sentimos uma emoção porque é tudo feito com carinho para ele. Os nossos Pré-Juninos conseguiram levar essa magia da quadrilha junina para oito bairros, e estamos preparados e capacitados para fazer um belíssimo Festival de Quadrilhas Juninas”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Neste sábado (25), as apresentações acontecem na Rua Juiz Gama e Melo, 233, no bairro do Roger, com as participações das quadrilhas juninas Aconchego, Só Risos, Zé Monteiro, Dona Maria, Babado de Xita, Paraíba e Lageiro Seco.
A festa continua no domingo (26), desta vez na Avenida Carneiro da Cunha, bairro da Torre. Passam por lá as juninas Sucupira, Botijinha, Sacode Poeira, Fulô do Cerrado, Flor do Mandacaru, Pindura Saia e Paraíba.
Durante o Pré-Junino, as quadrilhas mostram ao público seus temas, alegorias, fantasias e, sobretudo, a alegria que elas pretendem levar para os festivais de quadrilhas juninas. Este ano, a Funjope, em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, vai realizar dois festivais, municipal e o estadual.
Saúde – Além da animação das juninas, o projeto conta com serviços de saúde, com o apoio do Samu-JP, e também oferecendo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o projeto ‘Saúde e Prevenção Mais Perto de Você’, que acontece nos bairros e nos eventos que a Prefeitura desenvolve.
Durante o Pré-Junino, a equipe oferece testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B, distribuição de preservativos e vacina de prevenção do calendário adulto, como explicou Gustavo Lira, gerente operacional da SMS.
Se houver alguma alteração na testagem, cujo resultado sai entre dez e 15 minutos, o paciente é encaminhado para o serviço complementar onde vai ser acompanhado e tratado.
Em cada polo há uma equipe multiprofissional para atender a população composta por enfermeiro, psicólogo, técnico de enfermagem. Outra equipe circula em meio ao público distribuindo preservativos e chamando as pessoas para irem até o núcleo da saúde.
Segurança – Para garantir a segurança durante o Pré-Junino, equipes da Polícia Militar e da Guarda Metropolitana de João Pessoa se mantêm a postos para qualquer eventualidade.
Confira a programação
Sábado (25) – Rua Juiz Gama e Melo, 233 – Roger
Juninas Aconchego, Só Risos, Zé Monteiro, Dona Maria, Babado de Xita, Paraíba e Lageiro Seco.
Domingo (26) – Avenida Carneiro da Cunha – Torre
Juninas Sucupira, Botijinha, Sacode Poeira, Fulô do Cerrado, Flor do Mandacaru, Pindura Saia e Paraíba.