A comitiva do Governo de São Paulo seguiu com a programação de reuniões na missão à Europa. Nesta terça-feira (28), a equipe paulista foi liderada pelo secretário de Negócios Internacionais, enquanto o governador Tarcísio de Freitas se recupera de procedimento médico para a retirada de um cálculo renal, após uma crise nos rins (https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/estado-de-saude-governador-tarcisio-de-freitas-atualizacao-28-03-16h30/).
Ele já recebeu alta hospitalar e passa bem, e segue em acompanhamento médico para definição de quando poderá retomar as atividades.
A primeira agenda de compromissos em Londres foi com o ministro de e Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Graham Stuart. Além da apresentação do portfólio de projetos, também foi abordado o potencial de produção de hidrogênio verde no Estado a partir do etanol de cana-de-açúcar.
Na sequência, a comitiva paulista participou de almoço com representantes da Sustainable Markets Initiative (SMI). A iniciativa foi pelo então Príncipe de Gales (agora Rei Charles III), em 2020. A coalizão tem como missão construir um esforço global para que o setor privado acelere a transição para um futuro sustentável. A SMI conta com a participação de mais de 180 CEOs que trabalham para impulsionar ações coletivas para um futuro sustentável.
Por fim, a equipe do Governo de SP teve encontro com Marco Longhi, membro do Parlamento. As discussões foram centradas na apresentação de oportunidades de investimentos no território paulista, o compromisso com a sustentabilidade e possíveis aportes para o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde em São Paulo.
Próximos passos
Após as reuniões na Inglaterra, a comitiva, que conta com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; e da secretária de Comunicação, Lais Vita, segue para Madri, na Espanha. Lá, a partir da quarta-feira (29), haverá um roadshow com empresas locais, além de encontros bilaterais com autoridades espanholas.
Na quinta-feira (30), o governador chega a Paris, última parada da missão, que passará a contar também com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. Na cidade francesa, ele assinará um acordo com o Instituto Pasteur, na sexta-feira (31), além de participar de reuniões com empresas francesas.