Corinthians decepcionou a Fiel e precisa mudar de conduta
Porque ela insiste em gastar muito dinheiro com jogadores em fim de carreira e, quando precisa de peças de reposição de reconhecida capacidade
São muitos jogadores veteranos, em especial na defesa, que travam a produção geral da equipe na maioria de seus jogos
Categorias: Colunas
Por: SÉRGIO CARVALHO – –, 14/03/2023
Gil, do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca – Agência Corinthians
São Paulo, SP, 13 (AFI) – Ainda repercute nesta segunda-feira o vexame que o Corinthians deu nas quartas de final do Paulistão. Perder sua vaga nas semifinais para o Ituano foi uma demonstração clara de que a linha de conduta de sua diretoria está totalmente errada. Porque ela insiste em gastar muito dinheiro com jogadores em fim de carreira e, quando precisa de peças de reposição de reconhecida capacidade, não tem ninguém que possa entrar no time e mudar sua forma de jogar. Na verdade, são muitos jogadores veteranos, em especial na defesa, que travam a produção geral da equipe na maioria de seus jogos. E quem ainda não percebeu isso, basta separar alguns vídeos das últimas exibições corintianas para entender o que estamos dizendo. TIMÃO DE MASTERSCom exceção de Cássio, que ainda tem lenha para queimar, não dá mais para disputar títulos com uma linha de zaga lenta e pouco inspirada como a que é formada por Fagner, Bruno Mendes, Gil e Fábio Santos. Com exceção de Bruno, que é mais jovem, os outros três estão mais para defender o Master do Corinthians do que o time principal. Eles têm a experiência a seu favor, mas já perderam totalmente sua mobilidade, velocidade e impetuosidade. Tanto que, quando a bola passa por eles, o jogo fica lento e não tem a rapidez e a eficiência necessária para surpreender a maioria de seus adversários.
Além disso, hoje o Corinthians depende muito de Renato Augusto, que está no fim de sua carreira. Quando muito, ele só aguenta um tempo de jogo. Quando tenta jogar dois, começa a errar passes e a cair de produção. Pois é justamente esse jogador que hoje é quem dá ritmo ao Time da Fiel. E o pior é que ele não tem nenhum substituto .Tanto que, contra o Ituano, um time de Série B, Renato não jogou e ninguém conseguiu fazer o que ele faz. Paulinho, que o substituiu, que tem características bem diferentes até jogou bem, mas não conseguiu ter a mesma eficiência e poder de comando de Renato. Some-se a isso, a falta de um cabeça de área de qualidade, que enxergue o jogo e dê ritmo ao time. Nenhum dos atuais jogadores da posição tem competência para fazer isso. BOAS OPÇÕES NO ATAQUEQuanto ao ataque, existem até ótimas opções, pois Adson, Roger Guedes e Yuri Alberto são excelentes jogadores. Mas sem alguém para criar jogadas no meio, o time não anda e quase não agride o adversário. Foi esse o grande problema diante do Ituano que, veio para se defender, fez um gol de fora de área em falha de Cássio e depois soube como levar a decisão até os pênaltis, que era sua melhor opção para tentar a classificação.
Ituano eliminou o Corinthians nas quartas de finais (Foto: Divulgação)
Foi assim que a vaga nas semifinais tornou-se uma realidade para o time de Itu. Enquanto os “veteranos” do Corinthians erraram suas cobranças (Fagner, Gil e Fábio Santos), o goleiro Jefferson Paulino, do Ituano, defendeu duas cobranças e ainda fez um gol de pênalti que ele mesmo cobrou. Fica evidente, por tudo isso, que o Corinthians hoje é um time lento na defesa e bem limitado no meio campo. Além disso, faltam-lhe reservas à altura para o técnico utilizar nos momentos mais difíceis, quando um ou mais titulares não conseguirem produzir o que o time precisa naquele momento.
FERNANDO LÁZARO NÃO TEM CULPAQuanto ao técnico Fernando Lázaro, não vou culpá-lo de nada. Afinal, ele apenas atendeu um pedido da diretoria e assumiu o comando do time mesmo sem ter um currículo apropriado. A culpa pela desclassificação, portanto, não é dele. Talvez até ele possa continuar no cargo, desde que renovem a linha defensiva e lhe deem alguns reforços que acrescentem mais qualidade ao time principal.
Mas para contratar, será necessário ter dinheiro, e o presidente Duílio já disse que não tem. Tudo bem. Então, se tiver coragem, que diga logo à Fiel que neste ano o Corinthians só vai disputar torneios sem nenhuma possibilidade de conquistar títulos. Porque, com o atual elenco, não há nenhuma possibilidade disso acontecer. Ou vocês acham que há???