ESPORTES

O complicado caminho para o Guarani chegar à Copa do Brasil


O complicado caminho para o Guarani chegar à Copa do Brasil

Alô bugrino: você acredita no milagre da classificação à Copa do Brasil de 2024? Ainda é possível, então é preciso vencer o Palmeira e torcer.

É prudente que se parta do pressuposto que Palmeiras, São Paulo e Corinthians tenham chances de participar da copa Libertadores

Categorias: Colunas

Por: ARIOVALDO IZAC – –, 05/03/2023

Guarani pode conquistar vaga na Copa do Brasil 2024 via Paulistão. Foto: Thomaz Marostegan

Campinas, SP, 4 (AFI) – Postagem dupla neste sábado: abaixo o empate da Ponte Preta com o Comercial, por 1 a 1. CONFIRA DETALHES !

Como o regulamento do atual Paulistão não é específico sobre o critério a ser adotado para as cinco vagas de paulistas à Copa do Brasil versão 2024, ficaram as especulações, uma delas de que apenas os classificados à etapa quartas de final teriam chances.

As últimas informações da mídia citam que prevalece o ranking da competição.

O jornalista Arthur Sandes, do portal UOL, na edição deste sábado, citou que ‘as cinco vagas serão do campeão paulista, do vice e dos outros três times de melhores campanhas’.

E acrescenta: ‘a pontuação levada em conta é a da classificação geral, que soma a primeira fase com as fases de mata-mata’.

Logo, não é considerada pontuação dos paulistas que participarem da Copa Independência, pois é tida como outro torneio.

A sexta vaga à Copa do Brasil de 2024 será atribuída ao campeão da Copa Paulista. O Guarani planeja disputar a competição.

Com essa recente informação, o Guarani não está descartado de conquistar vaga, embora a situação seja bem difícil, até porque os classificados aos próximos mata-mata podem ter pontuação aumentada.

LIBERTADORES

Como a CBF vai destinar vagas à Copa do Brasil de 2024 para clubes que no Brasileirão de 2023 conquistarem classificação à Libertadores da América da próxima temporada, é prudente que se parta do pressuposto que Palmeiras, São Paulo e Corinthians tenham chances de participar da competição sul-americana.

Nesta linha de raciocínio, clubes em posições logo inferiores a eles no ranking do Paulistão ocupariam vagas, com tendência que o número suba para até oito.

Entre os clubes da região do ABC, por ora apenas o São Bernardo, com 26 pontos, tem vaga assegurada.

O Água Santa asseguraria matematicamente o mesmo direito na hipótese de vencer o São Bernardo neste domingo, o que implicaria na subida para 23 pontos.

GUARANI

Projetando-se como assegurados os citados três paulistas da Capital para 2024, e considerando-se que, além de São Bernardo e Água Santa, o Bragantino, com 17 pontos, estaria na iminência de vaga, o número de paulista chegaria a seis, restando, portando, mais duas.

Aí, qualquer cálculo de possibilidade de vaga ao Guarani passaria inicialmente por vitória sobre o Palmeiras, para assim chegar a 16 pontos.

Depois disso, restaria ‘secar’ concorrentes diretos nas disputas por vagas, como o Mirassol, com 15 pontos, que em seus domínios vai recepcionar a Portuguesa.

Observe que se Botafogo e Santos vencerem os seus jogos, contra São Paulo e Ituano, pulam para 17 pontos, passando o Guarani.

Portanto, apenas uma impecável combinação de resultados transportaria os bugrinos de uma situação improvável à real.

E tudo isso com a difícil tarefa de vencer o líder Palmeiras, na classificação geral.

REBAIXAMENTO

Já que a dramática rodada do final de semana sugere que você faça as suas apostas, a quantas anda a situação sobre os encrencados para rebaixamento?

Quem acredita, em sã consciência, que a Portuguesa, do treinador Gilson Kleina, consiga escapar?

Na lanterna, com sete pontos, caso empate em Mirassol já ‘dança’.

E mesmo que vença, terá que esperar, inicialmente, a seguinte combinação no jogo entre Ferroviária e Inter, em Araraquara: empate ou vitória da mandante.

Além disso, o próximo passo seria torcer contra o Ituano diante do Santos.

No caso específico dela, a concorrência não é com o São Bento – dez pontos -, mas com risco de rebaixamento em outra conjuntura, caso, como mandante, perca do Bragantino. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *