Foram eleitos no último sábado (18) no Tênis Clube Campinas os novos Miss e Mister São Paulo CNB, franquia do Concurso Nacional de Beleza. A vencedora do Miss SP CNB é a dentista Letícia Oliveira, de 24 anos, primeira negra eleita pela franquia desde 2006. Já o nadador olímpico Henrique Martins, de 30 anos, se consagrou 2022/23. Ambos disputarão concursos em 2023.
“Foi uma excelente surpresa quando recebi a faixa. Como não tinha muita experiência nesse tipo de concurso, foi difícil avaliar se eu estava indo bem e se minha performance era suficiente para ganhar. Fico feliz que tenha dado certo”, comemora Henrique Martins em conversa com Splash.
Relacionadas
Martins foi na época. Ele estava ao lado de Guilherme Guido, João Gomes e Marcelo Chierighini. Ele acredita que o espírito esportivo o ajudou no concurso que concorreu como Mister Campinas.
“É um momento estressante, cheio de adrenalina! O fato de ter passado por isso diversas vezes na natação, principalmente na final olímpica, me ajudou a lidar melhor com a situação. Assim como no esporte, o objetivo foi fazer o melhor possível e me divertir no processo”, confessa o nadador olímpico.
Henrique Martins durante a Universíada de Gwangju (Coreia do Sul) em 2015 Imagem: Reprodução/ Arquivo pessoal
A participação de um atleta olímpico em concurso de beleza pode causar estranhamento, mas Martins destaca que gosta de se desafiar e também por isso foi para o concurso: “Além da carreira esportiva, fui militar, trabalhei em agência de publicidade e fiz diversas expedições [pelo] do Brasil, junto com meu irmão Felipe Martins. […] Eu sempre gostei de novos desafios em diferentes áreas. Acredito que foi exatamente o desafio em uma área totalmente nova que me motivou a topar a ideia [de ir para o concurso]”.
Nunca imaginei participar desse concurso e tudo está sendo novidade para mim. As provas foram bem mais complexas do que eu esperava e o Mister Brasil deve ser ainda mais desafiador. Assim como um atleta, acho que o Mister pode ser uma ferramenta de influência positiva na sociedade. Abordar assuntos que merecem ser discutidos, ajudar na visibilidade de projetos e ser uma inspiração para outras pessoas são algumas das possibilidades Henrique Martins, nadador olímpico e Mister SP 2023
A primeira Miss SP CNB negra
Na etapa feminina do concurso, venceu a francana Letícia Oliveira, que representou São Paulo Capital, cidade que ela mora desde que se formou em Odontologia, na metade de 2020.
A cirurgiã-dentista é a primeira miss negra eleita em São Paulo pelo CNB desde que o concurso assumiu a franquia em 2006 para eleger a representante do Brasil no Miss Mundo. Antes dela, Joyce Aguiar, que disputou o Miss Brasil Universo 2001 e ficou em terceiro lugar, venceu o Miss Brasil Mundo 2001 por São Paulo e se tornou a primeira mulher negra brasileira a ir ao Miss Mundo com a faixa Brasil.
“Acredito que tudo tem a sua hora. E chegou o momento de representar meninas e mulheres negras no meu reinado. Fico extremamente feliz e honrada diante disso e isso me inspira e me faz ser melhor a cada dia”, ressalta Letícia, que diz se inspirar em Raissa Santana, Miss Brasil Universo 2016 pelo Paraná.
Essa foi a segunda tentativa dela em tentar ser Miss SP CNB. Ano passado ela bateu na trave e tinha ficado no Top 12.
Letícia Oliveira tentou o Miss SP CNB pela 2ª vez; a 1ª ano passado por Franca, sua cidade, ficando no Top 12, e agora por São Paulo capital, vencendo Imagem: Reprodução/ Arquivo pessoal
‘Beleza Pelo Bem’
O concurso possui uma importante etapa chamada “Beleza Pelo Bem”, em que os candidatos e as candidatas precisam desenvolver um projeto social, principalmente quando já estiverem na disputa do concurso nacional, que será o caso de Letícia e Henrique em 2023.
Letícia diz que quer levantar como bandeira a luta contra o racismo e a questão da violência doméstica, “que tanto assolam a nossa sociedade”.
Já Henrique afirma que pretende alavancar projetos por meio de uma empresa que ele já possui com o irmão: “Eu e meu irmão temos uma empresa, chamada GoMartins, que foca muito em questões sociais e ambientais. Através desses projetos, é possível criar impactos positivos em locais mais remotos”.
No Instagram da entidade é possível ver publicações sobre a Amazônia, povos indígenas e ribeirinhos. informa que trabalha na criação e desenvolvimento de projetos sociais, ambientais e educacionais.
Henrique Martins, que já fez expedições pelo Brasil, tem uma empresa com foco em questões ambientais e deve ter projeto social neste caminho no Mister Brasil Imagem: Reprodução/ Arquivo pessoal
O concurso
Além da eleição do Miss e Mister CNB 2022/23, foram designados outros competidores para diversos concursos que o CNB é franqueado.
A representante de Sorocaba, Caroline Valentino, foi coroada Miss Grand São Paulo 2023 e disputará o Miss Grand Brasil no próximo ano. Já a Miss Votuporanga, Carolina Sanchez, disputará o Miss Supranational Brasil 2023 por São Paulo.
Na categoria Mister, os outros dois finalistas receberam faixas regionais e estarão no Concurso Nacional de Beleza 2023: o Mister Centro-Oeste Paulista CNB 2023, é o Mister Ribeirão Preto, Luiz Gustavo Peres; e o Mister Votuporanga, Thiago Vieira, foi nomeado Mister Noroeste Paulista CNB 2023.
Segundo o CNB, é a primeira vez que essas duas regiões serão representadas no concurso nacional.
Representantes de São Paulo eleitos no último sábado (18), em Campinas (SP), para competições do Concurso Nacional de Beleza em 2023 Imagem: Divulgação/ Concurso Nacional de Beleza