Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 26 DE ABRIL DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  26/04/2018   RGE instala novo regulador de tensão em Tuparendi - Com investimento de R$ 120 mil, equipamento permite distribuição de carga mais eficie...     26/04/2018   Por segurança, Mogi-Bertioga permanecerá interditada no feriado - Decisão conjunta entre órgãos estaduais e prefeituras valerá até que o...     26/04/2018   Rota do desperdício - Pagar ao setor automobilístico para tornar-se mais competitivo, por meio do programa Rota 2030, pode ser um erro en...     26/04/2018   Deputados e senadores tentarão derrubar veto de federalização da rodovia Caminhos da Neve - A notícia do veto do presidente Michel Temer ...     26/04/2018   Portal Único: atenção à reformulação dos processos de Comércio Exterior e trânsito aduaneiro - Os trabalhos de reformulação dos processos...     26/04/2018   Conservatório de Tatuí apresenta “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino” com apoio do Instituto CCR e da CCR SPVias - Grupo de Prática T...     26/04/2018   Trechos da BR-163/MS em obras da CCR MSVia - Alguns trechos da BR-163/MS passam por obras e serviços de melhoria da CCR MSVia nesta quint...     26/04/2018   Metrô movimenta o País - Não é só a satisfação do usuário baiano que faz o metrô de Salvador ganhar cada vez mais relevância. Os números ...     26/04/2018   Metrô de São Paulo 50 anos: não dá para imaginar a região Metropolitana sem ele - Malha é insuficiente para a demanda. Metrô de São Paulo...     26/04/2018   CCR conclui metrô na BA e planeja expansão - Após mais de três anos, a CCR Metrô Bahia concluiu as obras da Linha 2 com a entrada em oper...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

06/12/2017

Terminal alia tecnologia com sustentabilidade para consolidar novo corredor de exportação de grãos no Brasil

Logística

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Ampliação de instalação da VLI no Porto de Santos, no litoral paulista, foi considerada a maior obra do setor no país e envolveu investimento bilionário para garantir eficiência logística e competitividade internacional, além de aliar novas práticas tecnológicas com sustentabilidade.

 
O escoamento da produção agrícola nacional tornou-se mais ágil e seguro com a ampliação do Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), no Porto de Santos, entregue este ano pela VLI. Um investimento de R$ 2,7 bilhões possibilitou aliar eficiência logística com sustentabilidade.
 
O Tiplam localiza-se às margens do Canal de Piaçaguera e com a ampliação passa a movimentar 14,5 milhões de toneladas de produtos por ano. A capacidade é quase seis vezes superior à anterior, quando o terminal, originalmente inaugurado em 1969, operava apenas com a importação de enxofre, fertilizantes, rocha fosfática e amônia.
 
A expansão possibilitou que a instalação passasse a operar exportação de soja, farelo de soja, milho e açúcar, tornando-se uma moderna aliada para o escoamento da produção agrícola nacional. Com o adicional de capacidade já incrementado, o terminal acrescenta aproximadamente 20% ao volume de commodities agrícolas exportado por Santos em 2016.
 
Toda a carga destinada à exportação chegará por trilhos. Com a plena exploração do modal ferroviário, evitamos o acréscimo de 1.500 caminhões circulando por dia nas rodovias do litoral. "Não fazia sentido a gente investir mais de R$ 2 bilhões sem criar algum benefício para a comunidade onde estamos atuando", pondera o gerente-geral do Tiplam, Alessandro Gama.
 
A readequação da cadeia logística, visando segurança e qualificação operacional, custou cerca de R$ 2 bilhões. A empresa construiu terminais multimodais no interior, adquiriu novas locomotivas e vagões, modernizou a linha férrea no trajeto e está ampliando oficinas de manutenção.
 
As modernizações possibilitarão que o corredor de exportação de grãos, cujo destino final no País é Santos, aumente de 7,5 milhões para 19,8 milhões de toneladas de granéis sólidos ao ano. Segundo estimativas da própria companhia, o investimento possibilita redução de tempo no ciclo de toda a cadeia logística em até 70%.
 
Em sua estrutura original, o Tiplam possuía um pátio de enxofre, um armazém para fertilizantes, além de um tanque de amônia. Essa instalação, anterior à ampliação, totalizava 140 mil toneladas de capacidade estática para guardar os produtos, que até então tinham à disposição somente um berço de atracação de navios para importação.
 
Durante a ampliação, foram construídos um novo pátio para 66 mil toneladas e cinco novos armazéns: dois para grãos (83 mil toneladas cada), um para açúcar (114 mil toneladas), um que pode abrigar tanto açúcar quanto grãos (114 mil toneladas ou 83 mil toneladas) e outro para fertilizantes (60 mil toneladas).
 
O novo Tiplam completou-se com três novos berços construídos para atender à nova demanda da instalação. Os atracadouros, aos poucos, também são capazes de receber navios com maior capacidade e maior calado (profundidade estabelecida pela distância entre a linha d'água e o fundo da embarcação) ao final da recuperação do canal de navegação.
 
A ampliação do Tiplam ocorre em paralelo com a recuperação da profundidade do Canal de Piaçaguera, via aquaviária utilizada para acessar os terminais na região mais abrigada do Porto de Santos. A área, degradada com a exploração industrial de Cubatão no final do último século, demandou estudos específicos e cuidadosos.
 
"A dragagem é fundamental para o desenvolvimento econômico da região e para a solução ambiental do passivo. Hoje, a situação do canal é crítica, tanto ambiental, quanto economicamente", comenta o diretor comercial de novos negócios da VLI, Fabiano Lorenzi. Segundo ele, a recuperação do canal agrega para toda a região.
 
Para o passivo ambiental, soluções inéditas no País foram desenvolvidas para a deposição de sedimentos retirados do fundo do canal. "Iniciamos os estudos em 1999 e obtivemos o licenciamento em 2005. O planejamento é para restabelecer a navegabilidade e promover a limpeza segura", explica o presidente da Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais (CPEA), Sérgio Pompéia.
 
A CEPEA trabalhou em conjunto com autoridades ambientais brasileiras e estrangeiras, inclusive especialistas do Exército dos Estados Unidos. São três fases autorizadas, licenciadas e customizadas para execução dos trabalhos, todas elas com a máxima segurança à preservação da natureza, segundo a empresa.
 
Para receber o material de dragagem do Canal foi aberta uma cava subaquática construída próxima à região do Canal de Piaçaguera, em área abrigada. O sedimento, que antes ocupava a área, foi depositado em mar aberto, em local apropriado que já recebe os resíduos da dragagem do Canal do Estuário, principal via marítima de acesso aos terminais do Porto de Santos.
 
Os sedimentos não aptos à disposição oceânica dragados do Canal de Piaçaguera são depositados nessa célula, que foi isolada para evitar qualquer contaminação no ecossistema marinho no entorno. Ao final do preenchimento, previsto para ocorrer ainda este ano, o compartimento é selado e passa a ser monitorada por técnicos e engenheiros. A tecnologia adotada na dragagem chama-se Clean-Up (limpeza, em inglês).
 
"A disposição em cava é utilizada em diversos países, como os Estados Unidos. Após a etapa de disposição e confinamento, não há mais o risco de dispersão de contaminantes", explica o engenheiro especialista em dragagem Paul Schroeder, que integra o USACE (Corpo de Engenheiros do Exército Americano).
 
Com a dragagem, o Canal de Piaçaguera atingirá uma profundidade com material apto à disposição oceânica, facilitando dragagens de manutenção futuras. A ação também permitirá a navegação de navios de maior capacidade (tipo Panamax). Atualmente, o trecho, que também atende aos terminais do Polo Petroquímico de Cubatão, tem profundidade média de 10 metros, comprometendo o acesso aos cargueiros.

 

Por Do G1

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

RGE instala novo regulador de tensão em Tuparendi

Deputados e senadores tentarão derrubar veto de federalização da rodovia Caminhos da Neve

Trechos da BR-163/MS em obras da CCR MSVia

Saída para o feriadão levará mais de 77 mil veículos às rodovias da região

CCR NovaDutra realiza desvio de tráfego na Via Dutra em Mesquita (RJ), em razão das obras na ponte sobre o Rio Sarapuí

Por segurança, Mogi-Bertioga permanecerá interditada no feriado

Rota do desperdício

Portal Único: atenção à reformulação dos processos de Comércio Exterior e trânsito aduaneiro

Conservatório de Tatuí apresenta “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino” com apoio do Instituto CCR e da CCR SPVias

Metrô movimenta o País

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística