Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 26 DE ABRIL DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  26/04/2018   RGE instala novo regulador de tensão em Tuparendi - Com investimento de R$ 120 mil, equipamento permite distribuição de carga mais eficie...     26/04/2018   Por segurança, Mogi-Bertioga permanecerá interditada no feriado - Decisão conjunta entre órgãos estaduais e prefeituras valerá até que o...     26/04/2018   Rota do desperdício - Pagar ao setor automobilístico para tornar-se mais competitivo, por meio do programa Rota 2030, pode ser um erro en...     26/04/2018   Deputados e senadores tentarão derrubar veto de federalização da rodovia Caminhos da Neve - A notícia do veto do presidente Michel Temer ...     26/04/2018   Portal Único: atenção à reformulação dos processos de Comércio Exterior e trânsito aduaneiro - Os trabalhos de reformulação dos processos...     26/04/2018   Conservatório de Tatuí apresenta “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino” com apoio do Instituto CCR e da CCR SPVias - Grupo de Prática T...     26/04/2018   Trechos da BR-163/MS em obras da CCR MSVia - Alguns trechos da BR-163/MS passam por obras e serviços de melhoria da CCR MSVia nesta quint...     26/04/2018   Metrô movimenta o País - Não é só a satisfação do usuário baiano que faz o metrô de Salvador ganhar cada vez mais relevância. Os números ...     26/04/2018   Metrô de São Paulo 50 anos: não dá para imaginar a região Metropolitana sem ele - Malha é insuficiente para a demanda. Metrô de São Paulo...     26/04/2018   CCR conclui metrô na BA e planeja expansão - Após mais de três anos, a CCR Metrô Bahia concluiu as obras da Linha 2 com a entrada em oper...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

05/12/2017

Brasil perde 34 milhões de toneladas de grãos por ano por falta de armazenagem

Logística

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

05/12/2017 - Farming

Anualmente, o Brasil perde aproximadamente 34 milhões de toneladas de grãos por falta de uma estrutura adequada de armazenagem em todas as etapas da cadeia produtiva do agronegócio. O cálculo é do especialista em logística, Renato Pavan, e foi apresentado em palestra no seminário Infraestrutura de Transportes e Logística: Visão dos Usuários, na segunda-feira (04/12).

 

Armazenagem de grãos

 

Ele destaca que esse déficit de armazenagem gera ainda mais ineficiência na economia brasileira, já tão prejudicada por conta dos elevados custos causados pelas condições inadequadas das rodovias, ferrovias e portos. “O ponto mais crítico da falta de armazéns está nas fazendas, uma vez que hoje apenas 14% da produção agrícola brasileira é armazenada nelas, enquanto nos Estados Unidos esse percentual chega a 65%”, diz Pavan. “Hoje, o custo da tonelada de grãos transportada de Sorriso, no Mato Grosso, até o porto de Santos é de US$ 102, enquanto nos Estados Unidos não passa de US$ 51, e na Argentina sai por US$ 79.” (Leia também: Silo na fazenda: investimento em armazenagem ajuda produtor a lucrar mais)

 

 Escoamento de grãos na Argentina

 

Especificamente no caso da Argentina, Pavan chamou a atenção para planos futuros daquele país em reduzir ainda mais seus custos logísticos para escoamento da safra de grãos. “Está em negociação pelo governo argentino a construção de uma ferrovia de 1.200 quilômetros ligando as regiões produtoras de grãos com os portos no Chile, que deve aumentar a competitividade dos grãos argentinos, além de facilitar o acesso aos mercados asiáticos, pela facilidade de navegação pelo Pacífico. Com isso, a Argentina deve ultrapassar o Brasil em termos de ações para reduzir os custos logísticos, beneficiando sobretudo a sua produção de grãos”, afirmou. Outro palestrante do evento, Cláudio Graeff, presidente do Comitê de Logística e Competitividade da Abag, concorda com a avaliação de Pavan sobre a questão da armazenagem. “Hoje, sem dúvida nenhuma, a falta de armazéns é a principal deficiência da cadeia produtiva do agronegócio”, disse.

Para Graeff, no entanto, é na armazenagem que está também a melhor possibilidade de se equacionar o problema. “Ao contrário da deficiência em rodovias, ferrovias e portos, que demanda elevados investimentos, no caso de armazém, a necessidade de recurso é menor e os investimentos podem ser feitos pelo próprio produtor rural. Penso que essa saída é provisória para atenuar o problema, enquanto não se resolve a forma de financiar os grandes empreendimentos de transportes”, disse.

 

Fretes do transporte de cargas

 

No encontro também foi feita uma avaliação econômica e jurídica sobre vários projetos de lei que tramitam no Legislativo e que interferem nos preços dos fretes do transporte de cargas, estabelecendo uma política de preços fixos. “Todas as propostas em análise geram dúvidas quanto a sua constitucionalidade e são claras ameaças à livre iniciativa, livre negociação e também ao regime de concorrência, fatores essenciais para o funcionamento da economia de mercado”, afirmou Leonardo Zilio, gerente de Relações Setoriais do Sindicom. Segundo cálculos da entidade, se essas propostas forem transformadas em lei, no curto prazo, teremos um aumento de até 9% nos custos do frete. No longo prazo, podemos chegar a uma elevação de até 30%.

Para Andréa Häggsträm Rodrigues, advogada da área de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que também proferiu palestra no evento, as propostas são “tão absurdas que é difícil até analisar seus méritos”. Apesar disso, ela informa que os projetos estão tendo tramitação acelerada na Câmara dos Deputados. “Caso sejam aprovadas, as propostas devem prejudicar, sobretudo, as pequenas indústrias”.

O evento que aconteceu em São Paulo foi organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas (Anut) e Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom)

 

Por Farming

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

RGE instala novo regulador de tensão em Tuparendi

Deputados e senadores tentarão derrubar veto de federalização da rodovia Caminhos da Neve

Trechos da BR-163/MS em obras da CCR MSVia

Saída para o feriadão levará mais de 77 mil veículos às rodovias da região

CCR NovaDutra realiza desvio de tráfego na Via Dutra em Mesquita (RJ), em razão das obras na ponte sobre o Rio Sarapuí

Por segurança, Mogi-Bertioga permanecerá interditada no feriado

Rota do desperdício

Portal Único: atenção à reformulação dos processos de Comércio Exterior e trânsito aduaneiro

Conservatório de Tatuí apresenta “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino” com apoio do Instituto CCR e da CCR SPVias

Metrô movimenta o País

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística