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12/08/2017

Especialistas apontam medidas paliativas para o trânsito na Capital

Logística

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Com o BRT colocado em segundo plano no momento, especialistas entendem que resta adotar medidas paliativas que estimulem a adoção do transporte público e tornem o uso do carro menos interessante em zonas congestionadas. Para o engenheiro Renato Petry, a melhor saída para a Capital enquanto o BRT não volta a acelerar é dar prioridade à circulação dos ônibus nas vias.

É preciso reservar mais espaço para o ônibus. Em uma via com três faixas, por exemplo, com mais de 9,5 metros de largura, no mínimo uma faixa deve estar à disposição do transporte coletivo. Qualquer investimento em faixas exclusivas é barato, e o retorno para os usuários é significativo ? observa Petry.

O diretor do Programa de Cidades do WRI Brasil, Luis Antonio Lindau, observa que a cobrança pelo uso das vias também é uma forma viável de desestimular a proliferação de carros e favorecer o transporte de massa:

O controle do estacionamento é importante para gerar recursos e controlar a mobilidade. Poderia ser atualizado o valor (da Área Azul), que hoje fica bem abaixo de estacionamentos privados.

 

Por Zero Hora - RS

 

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