Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 25 DE SETEMBRO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  25/09/2017   UBM Brazil e Abralog anunciam parceria - Na última sexta-feira, 22/09, a UBM Brazil, uma das maiores organizadoras de eventos B2B (Busine...     25/09/2017   MAIS CARO TAPAR DO QUE EVITAR - GASTOS COM TAPA-BURACOS entre 2009 e 2016 foram maiores, na média por metro quadrado, do que a revitaliza...     25/09/2017   EGOÍSMO NO TRÂNSITO - Quando temos à direita uma via secundária que pretendemos acessar, muito cuidado, pois bem poucos reduzirão a veloc...     25/09/2017   Corsan divulga regras iniciais para PPP - EDITAL TRAZ NORMAS para interessados em participar de parceria público-privada para tratar esgo...     25/09/2017   Problema no trânsito e o tema do JA Idéias para a regial central do RS - Veja no link os detalhes.     25/09/2017   Natureza e gastronomia são atrativos em rota turística no Corredor Raposo Tavares - Visitante encontra refúgio, aventura, ecologia e boa ...     25/09/2017   CCR NovaDutra inicia nova etapa de obras de modernização de viaduto Piraí Cava, no Sul Fluminense - Serviços são realizados no km 238,9 d...     25/09/2017   Pesquisa identifica as principais desculpas de motoristas imprudentes no trânsito - Pressa, falta de atenção, trajetos curtos e a crença ...     25/09/2017   Um em cada quatro brasileiros convive com esgoto a céu aberto, diz ANA - Relatório da Agência Nacional de Águas mostra que 27% da populaç...     25/09/2017   "Tendência" é que horário de verão seja mantido, diz líder do governo na Câmara - Tema foi discutido durante reunião entre o presidente M...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

13/09/2017

A indústria automobilística no RS - parte 3

Economia

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Ricardo Hingel

Economista

rrhingel@gmail.com

Nas colunas anteriores, resumi a vinda da General Motors para o Rio Grande do Sul, investimento de maior impacto na economia estadual em muitas décadas e que consolidou a vocação de uma proeminente cadeia produtiva ligada aos segmentos de transporte e de maquinário agrícola, com emblemáticas empresas gaúchas, como Marcopolo, Randon e Agrale.

A GM, na ocasião, além do impacto na nossa matriz industrial, enquadrava-se naquilo que se aprendeu chamar de "empresas que são referência mundial"; significa que em qualquer lugar do globo basta informar a existência de empresas desse tipo no Estado que se cria uma diferenciação, pois essas podem escolher o lugar do mundo para se localizar e sempre buscam condições diferenciadas para operar.

A atração da Ford só se deu em função da conquista da GM. No início de 1997, após a conclusão da negociação com a General Motors, fomos procurados na Secretaria do Desenvolvimento por um diretor da Ford para negociar a vinda para o Estado de uma fábrica de motores, e o apoio solicitado eram condições semelhantes àquelas acertadas com a GM. Na ocasião, por se tratar de uma fábrica de motores, chegou-se a vacilar antes de se iniciarem as tratativas. Dentro do conceito de se ter "empresas referências mundiais", concluiu-se que se deveria seguir adiante.

Vale lembrar que a Ford havia recentemente deixado a Autolatina, joint venture que manteve com a Volkswagen entre 1987 e 1996, divórcio do qual saíra sem produtos, com plantas industriais defasadas e com reduzido market-share, situação incompatível para um momento em que suas três principais concorrentes investiam e novos players chegavam.

Posteriormente, a Ford nos informou que decidira mudar seu projeto e não fabricaria mais motores, mas sim automóveis. Porém, o volume do investimento necessitaria ser maior e a produção prevista para o empreendimento superaria o da GM, elevando o valor a ser investido. Juntando Ford e GM, o Estado passaria a ter o segundo ou terceiro maior polo automotivo da América Latina. Os novos produtos seriam a fabricação do Fiesta e da Ecosport, que repaginariam a empresa no Brasil.

Importante ressaltar que já quando das negociações com Renault e GM, estava em vigor a chamada Medida Automotiva do Nordeste, que concedia aos Estados daquela região um imbatível conjunto de incentivos da União, como isenções de impostos de renda e de importação, além de ricos fundos federais que invariavelmente dificultavam a atração daqueles empreendimentos para a Região Sul, desequilibrando o pacto federativo.

Nesse ambiente competitivo com os demais Estados, mais os incentivos federais para a Região Nordeste é que se desenrolou a negociação com a Ford, na qual tivemos êxito.

Voltarei ao assunto nas próximas colunas.

Ricardo Hingel escreve às quartas-feiras, a cada 15 dias. Amanhã, Bruno Zaffari.

 

Por Zero Hora - RS

 

Link(s) Relacionado(s): www.transgabardo.com.br  www.rglog.com.br 

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Agência Nacional de Águas destina R$ 3 milhões a projetos de conservação de água e solo

ANTT autoriza reajuste de 5,62% no pedágio na BR-116/RJ

Rodoviários do DF aceitam propostas das empresas e suspendem ameaça de greve

Governo do Rio anuncia criação de Fundo de Segurança com royalties do pré-sal

Russos querem participar da conclusão de Angra 3 e do Pré-sal, diz Aloysio Nunes

UBM Brazil e Abralog anunciam parceria

MAIS CARO TAPAR DO QUE EVITAR

EGOÍSMO NO TRÂNSITO

Corsan divulga regras iniciais para PPP

Problema no trânsito e o tema do JA Idéias para a regial central do RS

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística